Notícias

Fórum Brasil Alemanha na busca de investimentos – Balcao News – Notícias de BH

Evento aconteceu em Hannover.

Aconteceu, ontem, durante a Hannover Messe, na Alemanha, o Fórum Brasil-Alemanha: Atualizando a Parceria Bilateral.

O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).  O Fórum foi realizado no âmbito da Missão à Alemanha, organizada pela FIEMG e que tem o patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e patrocínio ouro da Vale.

O evento que aconteceu dentro da principal feira internacional de tecnologia para a indústria reuniu representantes da indústria alemã e brasileira, além de representantes do governo mineiro e gaúcho, com o objetivo de atrair oportunidades de investimento e promover a cooperação entre os dois países.

Nesse sentido, foram realizados dois painéis de debate sobre energias renováveis e transição verde visando destacar as oportunidades de investimento no Brasil em relação a esses temas.

Na abertura, antes dos debates temáticos houve um painel para para apresentar a visão do setor privado e formas de e formas de aprimorar a relação bilateral. O debate foi mediado por Wolfgang Niedermark, membro do Conselho Executivo da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), e que contou com a participação do Presidente da BDI, Siegfried Russwurm; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da FIERGS, Gilberto Petry; e o CEO da Deutsche Messe AG/LADW, Jochen Köckler.

Em seguida foram realizados dois painéis, sendo o primeiro deles sobre energias renováveis e transição verde. Entre os debatedores estavam o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Márcio de Lima Leite; e o chefe de Geopolítica, Assuntos Governamentais e Executivos da Siemens Energy, Carsten Hasbach.

Já o segundo apresentou projetos regionais para a transição verde e teve a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga Santos; e o head do escritório da Invest São Paulo na Europa, Fernando Fritz.

Eduardo Leite, segundo o Diário do Comércio falou sobre a viabilidade de produzir hidrogênio verde no Rio Grande do Sul e falou sobre possíveis parcerias com a Alemanha. “Estamos buscando oportunidades que o novo contexto global, seja da geopolítica seja da transição energética, nos traz. A Alemanha lidera esse processo na Europa, buscando novas fontes de energia e aposta muito no hidrogênio verde. Estamos reforçando nossa vocação para a produção de hidrogênio verde, é um dos motivos da nossa vinda aqui”, disse.

Após os debates, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, fez o encerramento do fórum, destacando o potencial sustentável do Brasil e de Minas e as oportunidades para as empresas alemãs. “Nós entendemos que o Brasil é uma superpotência ambiental e Minas tem uma potencialidade grande de reduzir a pegada de carbono das empresas europeias, especificamente as empresas alemãs”, pontuou.

Ele também elencou os investimentos realizados pela FIEMG no sentido de mapear a emissão de carbono da indústria mineira e as possíveis parcerias entre os dois países  nesse setor. “A Federação das Indústrias tem feito investimentos significativos mapeando a pegada de carbono de todos os segmentos industriais e já temos resultados extraordinários, com alguns segmentos com pegada de carbono negativa ou neutra, e vários muito abaixo de seus pares no mercado internacional. Então, criar elos de fornecimento das indústrias de base de Minas Gerais é com certeza reduzir a pegada de carbono porque a Europa vai estar comprando matéria-prima com menor pegada de carbono. E outra possibilidade para as empresas alemãs é se instalarem no Estado ou fazer joint ventures com empresas mineiras e brasileiras que já têm essa pegada”, afirmou.

O presidente da FIEMG concluiu seu discurso destacando que a Alemanha também tem grandes oportunidades para os empresários e investidores mineiros, e que o objetivo dos fóruns bilaterais é estreitar ainda mais a parceria entre os países. “As empresas brasileiras também têm muitas oportunidades aqui na Alemanha e é por isso que essa delegação está aqui presente e, queria concluir dizendo a todos que continuamos investindo pesado para deixar a relação Brasil e Alemanha ainda mais forte”, disse.

Hannover Messe

A Feira Industrial de Hannover é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria, sendo um direcionador de tendências e tecnologias para o segmento industrial. Os tópicos de destaque na feira são: Energia para a Indústria; Produção Neutra de Carbono; Hidrogênio e Células de Combustível; Digitalização; Inteligência Artificial; e Indústria 4.0

O objetivo da Missão da FIEMG à Alemanha é apoiar as indústrias mineiras na prospecção de novas oportunidades de negócios, na imersão em ambientes de tecnologia e inovação e na promoção de networking entre empresários mineiros e estrangeiros, além de atrair investimentos estrangeiros para o estado de Minas Gerais.

Leia também:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *