Notícias

Conselho Econômico da Fiemg avalia cenário nacional

Selic continua elevada segundo o colegiado.

O Conselho de Política Econômica da FIEMG se reuniu, pela terceira vez, na sede da Federação, em Belo Horizonte, para avaliar a conjuntura monetária de Minas Gerais e do Brasil em 2024.

O presidente do colegiado, Rogério Mascarenhas, destacou a posição do setor produtivo em relação a taxa de juros vigente no país. De acordo com ele, ‘’apesar das quedas recentes, a taxa continua elevada, o que prejudica o crescimento da indústria brasileira’’.

Na última semana, o Conselho de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,5% ao ano

Alguns indicadores prévios referentes à indústria brasileira em 2024 foram detalhados pelo analista de Estudos Econômicos da FIEMG, Marcos Paulo Cardozo.

Segundo ele, entre janeiro e março deste ano, o setor cresceu 1,9% a nível nacional.

Em Minas Gerais, o avanço nesse período foi maior, de 2,2%. O economista e os demais membros do Conselho lembraram, ainda, que a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul deverá impactar a cadeia produtiva de todo o país.

Outras pautas

Questões relacionadas às perspectivas de revisão de gastos e reformas econômicas no Brasil foram destaque na segunda parte do evento com explanação do secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo Federal, Sérgio Pinheiro Firpo.

De acordo com ele, a pasta busca utilizar os melhores e mais rigorosos instrumentos disponíveis para avaliar se o gasto com uma determinada política pública é alto demais, insuficiente ou adequado.

Firpo detalhou ainda o funcionamento da secretaria e analisou os principais desafios a curto, médio e longo prazo, como, por exemplo, a melhoria no uso das recomendações produzidas pelas avaliações da pasta federal.

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *