Notícias

Cultivo de uvas para vinhos finos em expansão no estado | Balcao News – Notícias de BH

Para 2024, a expectativa é de que a produção alcance 2,5 mil toneladas, marcando o maior volume registrado nos últimos dez anos.

Variedades e Produção

A produção de vinhos finos em Minas Gerais é realizada principalmente com variedades de uvas importadas, como Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. O estado já possui pelo menos 58 vinícolas envolvidas nessa atividade. A área total plantada é de 403 hectares, com 66,5% dessa área já em produção. Os principais municípios produtores são São Gonçalo do Sapucaí, Caldas e Andradas, localizados na região Sul do estado.

Premiações e Reconhecimento

Os vinhos finos produzidos em Minas Gerais têm conquistado reconhecimento nacional e internacional. A vinícola Maria Maria, localizada em Boa Esperança, Sul de Minas, recebeu este ano uma medalha de prata e outra de bronze no International Wine Challenge, um dos concursos mais renomados do mundo.

A vinícola Estrada Real, em Caldas, também no Sul de Minas, foi premiada como o melhor vinho Syrah brasileiro no Wines of Brazil Awards de 2020.

Produção Diferenciada: Vinhos de Inverno

Uma das características que diferenciam a produção de vinhos finos em Minas Gerais é a possibilidade de colher uvas durante o inverno. O coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, explica que o estado possui um inverno seco e com grande amplitude térmica entre o dia e a noite, semelhante ao clima da colheita de uvas na França, um dos maiores produtores de vinho do mundo.

Técnica da Dupla Poda

Outro fator crucial para a produção de vinhos finos no inverno mineiro é a técnica da dupla poda. Este método, que foi adaptado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), permite ajustar o ciclo de produção das uvas, possibilitando a colheita em um período mais favorável para a vinificação.

Perspectivas

Com a crescente área de produção e o aprimoramento das técnicas de cultivo, Minas Gerais se consolida cada vez mais como um importante polo de vinhos finos no Brasil. A qualidade reconhecida dos vinhos mineiros, aliada ao aumento da produção, promete fortalecer ainda mais a presença do estado no cenário vitivinícola nacional e internacional.

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *