
ALMG debate segurança na cafeicultura em audiência pública
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima segunda-feira (17/3), às 14h, uma audiência para discutir a prevenção e o combate ao roubo de safras de café e crimes contra produtores e trabalhadores
A audiência foi solicitada pelo deputado Professor Cleiton (PV), que destaca a importância da safra de café de 2025 para a economia regional e estadual, além da crescente preocupação com a segurança no campo.
Segundo ele, o aumento no preço da saca atraiu incidentes, resultando em furtos e assaltos.
Com o café em alta, o deputado defende a necessidade de um planejamento estratégico das forças de segurança para proteger propriedades, trabalhadores e a produção agrícola. “Precisamos discutir medidas eficazes para garantir uma safra segura e reduzir os impactos da criminalidade na cafeicultura mineira”, afirma o professor Cleiton.
Casos recentes mostram a gravidade da situação.
Em janeiro, seis homens encapuzados invadiram uma fazenda em Cássia (MG) e roubaram cerca de 500 sacas de café, avaliadas em R$ 1 milhão.
O caseiro e sua esposa foram rendidos enquanto dormiam. Já na divisão entre Minas Gerais e São Paulo, três suspeitos de roubo de café em Altinópolis (SP) morreram em confronto com a Polícia Militar na zona rural de Ibiraci (MG).
O debate contará com a presença de representantes das Polícias Militares e Civis, Guardas Municipais, entidades do setor cafeeiro e agropecuário, além de gestores de órgão.
Leia mais:
Minas ganha versão da Casa da Cidadania da Língua
Fonte: Balcão News