
Almg elege nesta quarta a Mesa Diretora
10
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que ocorre nesta quarta-feira, às 10h, é um evento central para definir a liderança do Poder Legislativo mineiro no segundo biênio da 20ª Legislatura, de fevereiro de 2025 a janeiro de 2027.
Ela é composta pelo presidente da Casa, o 1º, o 2º e o 3º-vice-presidentes e o 1º, o 2º e o 3º-secretários. As chapas interessadas em concorrer ao pleito podem ser registradas até as 8 horas da manhã desta quarta.
A eleição é em votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário. O resultado é registrado em tempo real.
A votação é feita separadamente para cada cargo. No caso do presidente, segundo o Regimento Interno da ALMG, é eleito aquele que obtiver o voto da maioria dos membros, ou seja, 39 votos. Se nenhum dos candidatos a presidente alcançar o mínimo exigido, haverá um segundo escrutínio com os dois nomes mais votados.
Neste caso, a eleição será decidida pela maioria simples de votos.
Para os cargos de 1º, 2º e 3º-vice-presidentes e de 1º, 2º e 3º-secretários, serão eleitos os candidatos que obtiverem a maioria simples de votos.
A Mesa da Assembleia é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e suas competências estão definidas nos artigos 74 e 79 do Regimento Interno. Há duas eleições para a Mesa em cada legislatura (período de quatro anos do mandato).
A primeira é realizada no início do 1º ano legislativo, em fevereiro, logo após a posse dos deputados eleitos. A segunda, que é a eleição desta quarta (4), ocorre no fim do 2º ano legislativo, sempre na 1ª quinzena de dezembro.
A composição da Mesa atende, tanto quanto possível, à representação proporcional dos partidos com assento na ALMG. O deputado pode ser reconduzido ao mesmo cargo uma única vez, na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte.
Os integrantes da Mesa atual são o presidente Tadeu Leite (MDB); a 1º-vice-presidenta Leninha (PT); o 2º-vice-presidente Duarte Bechir (PSD); o 3º-vice-presidente Betinho Coelho (PV); o 1º-secretário Antonio Carlos Arantes (PL); o 2º-secretário Alencar da Silveira Jr. (PDT); e o 3º-secretário João Vítor Xavier (Cidadania).
Leia mais:
Governo mineiro paga terceira parcela de dívida com União
Publicidade
Fonte: Balcão News