Almg lança campanha para incentivar o voto – Balcao News – Notícias de BH
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Uma campanha publicitária para incentivar a participação nas eleições municipais deste ano foi lançada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais A(LMG).
Com o mote “A cidade que você quer começa com o seu voto, uai”, a ação tem como objetivo valorizar o voto e reforçar a importância da participação dos cidadãos na escolha legítima e democrática dos seus representantes.
A campanha tem dois enfoques principais:
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Preparação: o cuidado do cidadão em conferir previamente as informações sobre o pleito, como data, local de votação e, especialmente, pesquisar e conhecer bem candidatos e propostas. Outra ação essencial é elaborar a colinha, uma vez que não é permitido acessar o celular na cabine de votação.
Fontes confiáveis: a importância de utilizar fontes confiáveis e de não compartilhar notícias falsas, em apoio ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG)
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), reforça os cuidados que o eleitor deve ter para fazer uma escolha consciente, pensando em um futuro melhor para a comunidade.
“É importante o eleitor entender que, para fazer a escolha correta, com bons resultados a todos, é preciso muito mais do que votar no dia das eleições. É responsabilidade de cada um se informar, pesquisar e conhecer os candidatos e, principalmente, as demandas e as propostas apresentadas para a sua cidade.”
Tadeu Leite
A ação deve levar o eleitor a refletir sobre a importância das eleições municipais, que afetam diretamente o dia a dia das pessoas.
As peças trazem orientações práticas, como:
Anote o dia e horário da eleição: 6 de outubro, das 8 às 17 horas
Confira o local de votação
Leve anotados os números dos candidatos a prefeito e a vereador escolhidos
“A eleição está relacionada ao atendimento no posto de saúde, ao funcionamento do transporte coletivo, à rua asfaltada, à escola das crianças, e tudo de relevante na vida da cidade e de seus moradores. Votar de maneira informada é se preocupar consigo e com a coletividade, é compromisso e afeto”, pontua a diretora de Comunicação Institucional da ALMG, Luísa Luna.
Em termos de criação, a campanha procura valorizar o regionalismo e a identidade mineira, expressos na linguagem e trilha sonora, especialmente. Os personagens escolhidos mostram que todos devem participar, desde o jovem de 16 anos, faixa etária com voto é facultativo, até os idosos. Personagens diversos e diferentes equipamentos públicos, como postos de saúde, escolas, praças e ônibus, mostram como as eleições dizem respeito a toda comunidade.
A campanha circula até 6 de outubro em todo Estado, sendo veiculada em TV, rádio, jornal, revista, internet e mídias exteriores (backbus, abrigo de ônibus, outdoor, metrô, entre outros).
As peças possuem um QR Code para direcionar o público para uma página especial no Portal da Assembleia. O conteúdo inclui a programação visual da campanha e orientações ao eleitor.
ALMG e TRE-MG mantêm parceria desde 2018
A Assembleia tem um histórico de parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), quanto a campanhas de utilidade pública. Desde o pleito de 2018, tem havido um esforço de comunicação para valorizar o voto e ressaltar a importância da participação dos cidadãos na escolha legítima e democrática de representantes.
Em 2020, a campanha teve como objetivo reforçar o valor da participação dos cidadãos nas eleições. Havia, na ocasião, uma preocupação com os índices de abstenção das eleições anteriores, que poderiam ser agravados no contexto da pandemia.
Já em 2022, com o mote “Todo voto tem o mesmo poder”, o objetivo era ressaltar o respeito às diferenças e a importância do voto bem informado e de enfrentamento à desinformação, alinhados com as diretrizes da Justiça Eleitoral.
Também em 2022, o TRE-MG instituiu o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação com o objetivo de alertar os cidadãos sobre a necessidade de se pesquisar fontes confiáveis sobre informações relacionadas às eleições.
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Fonte: Balcão News