As queimadas já deixaram cerca de 700 mil consumidores sem energia – Balcao News – Notícias de BH

As queimadas já deixaram cerca de 700 mil consumidores sem energia – Balcao News – Notícias de BH

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Apesar de o período seco ainda não ter terminado, 2024 já se destaca como o ano com maior impacto das queimadas no fornecimento de energia aos clientes da Cemig.

Segundo levantamento da empresa, de janeiro a agosto, ocorreram 476 incidentes provocados por incêndios, afetando 702 mil consumidores.

Esse número é mais de oito vezes superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando 191 episódios prejudicaram 85 mil clientes.

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Desde 1995, a Cemig monitora o impacto das queimadas em seu sistema elétrico. Até então, o pior cenário havia ocorrido em 2021, quando 940 incêndios interromperam o fornecimento de energia para 738 mil clientes.

A região da Zona da Mata Mineira foi a mais afetada em 2024, com 204 mil consumidores prejudicados em 62 ocorrências. Isso representa um aumento de 1.918% em relação a 2023, quando apenas 10.661 unidades tiveram o serviço interrompido.

As queimadas frequentemente ocorrem em áreas de difícil acesso, o que dificulta o trabalho das equipes de manutenção da Cemig. A necessidade de transportar equipamentos pesados, como torres e postes, em terrenos acidentados, torna o processo ainda mais complexo e prolonga o tempo de restabelecimento do serviço.

De acordo com o engenheiro Matheus Amaral, líder da Cemig, os incêndios próximos a redes elétricas podem provocar o desligamento de linhas de transmissão e subestações, além de representar risco de acidentes graves. “As queimadas podem deixar hospitais, comércios e escolas sem energia, além de serem consideradas um crime, sujeito a pena de prisão”, alerta o engenheiro.

Para reduzir o número de incidentes causados por queimadas, a Cemig realiza manutenções preventivas, como a limpeza de faixas de servidão, poda de árvores e remoção de vegetação ao redor das torres e postes. A companhia também adota a técnica de aceiro, aplicando pintura antichamas em postes de madeira em áreas de risco.

Somente em 2024, a Cemig investiu R$ 311 milhões em manutenção preventiva em sua área de concessão. Além disso, a empresa realiza inspeções regulares em suas linhas de transmissão para identificar potenciais riscos.

Tecnologia 

A Cemig desenvolveu, em parceria com seu setor de Meteorologia e o Centro de Operação da Distribuição (COD), um sistema de monitoramento por satélite que detecta focos de calor até 1,5 km das linhas de distribuição de alta tensão. Esse sistema, chamado Geopat, foi implementado em 2021 e tem ajudado a minimizar os impactos das queimadas.

Com os alertas gerados pelo Geopat, as equipes da Cemig conseguem atuar de forma proativa, inspecionando e mitigando o impacto dos incêndios antes que causem desligamentos, garantindo o fornecimento de energia para mais de 9 milhões de clientes.

Em caso de incêndios, a Cemig orienta que a população ligue para o 116 ou acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Queimadas ilegais podem ser denunciadas anonimamente pelo Disque Denúncia, no telefone 181.

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Fonte: Balcão News

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