Atlético conquista o título mineiro de 2025

Atlético conquista o título mineiro de 2025

O Atlético é o grande campeão mineiro de 2025. O título foi confirmado na tarde deste sábado (15), no Mineirão, diante de sua apaixonada torcida. Apesar da derrota por 1 a 0 para o América, o Galo havia construído uma vantagem confortável no jogo de ida ao aplicar uma goleada de 4 a 0, com gols de Guilherme Arana, Lyanco (2) e Rony.

Com esse triunfo, o Clube Atlético Mineiro alcança 50 títulos estaduais em sua gloriosa trajetória e comemora seu sexto troféu consecutivo, igualando o feito histórico da equipe de 1978 a 1983. A supremacia alvinegra se reafirma, consolidando o Atlético como o maior vencedor de Minas Gerais.

Gustavo Scarpa foi fundamental para mais esta conquista do Galo
Aos 12 minutos, Gustavo Scarpa deu um passe magistral para Natanael, que entrou na área e tentou o cruzamento, cortado pela defesa americana. Foto: Pedro Souza/CAM.

O jogo decisivo no Mineirão

A finalíssima foi marcada pelo equilíbrio. O Atlético entrou em campo ciente da grande vantagem conquistada na primeira partida, mas não se limitou a defender. Com uma postura estratégica, o time controlou o ritmo do jogo e buscou oportunidades ofensivas.

O Galo iniciou a partida de forma intensa. Logo no primeiro minuto, Guilherme Arana cruzou com efeito para Rubens, mas a bola passou direto. Aos 8 minutos, novo cruzamento de Arana gerou perigo, quando Cuello desviou e quase surpreendeu o goleiro Jori.

Houve um pequeno susto no primeiro tempo quando Alan Franco caiu no gramado, reclamando de dores no joelho. No entanto, ele foi atendido pelo médico Rodrigo Lasmar e seguiu no jogo.

Na defesa, o goleiro Everson teve uma tarde tranquila, protegido pela sólida zaga atleticana. O América buscava jogadas diretas, mas encontrava dificuldades para superar a marcação do Galo.

No segundo tempo, a melhor chance alvinegra surgiu logo aos 3 minutos, quando Arana recebeu passe de Cuello dentro da área e finalizou forte, mas a bola passou por cima da trave. Aos 12 minutos, Gustavo Scarpa deu um passe magistral para Natanael, que entrou na área e tentou o cruzamento, cortado pela defesa americana.

Aos 31 minutos, o América abriu o placar com Jonathan, que acertou um belo chute da entrada da área, sem chances para Everson.

Cerca de 10 minutos depois, Deyverson fez um excelente desvio de cabeça para Rony, que avançou para a área e chutou mascado, facilitando a defesa do goleiro adversário. No rebote, o atacante finalizou novamente, mas mandou para fora.

Nos acréscimos, o ídolo Hulk voltou aos gramados, substituindo Rony e assumindo a braçadeira de capitão para erguer a taça do Hexacampeonato Mineiro.

Hulk celebra mais um título pelo Galo

Após a conquista, Hulk, que participou ativamente da campanha, celebrou o feito e agradeceu aos companheiros e à torcida:

“Gratidão a Deus por tudo que vem acontecendo na minha vida. Desde que cheguei ao Galo, construí uma linda história ao lado dos meus companheiros. Hoje, entro para a história novamente, participando de cinco dos seis títulos consecutivos. Não é fácil, mas seguimos firmes!”

O feito do Atlético marca uma era no futebol mineiro, igualando a maior sequência de títulos estaduais da história profissional de Minas Gerais, um recorde que já pertencia ao próprio Galo.

A relação do Clube Atlético Mineiro com o Campeonato Mineiro pode ser resumida em uma palavra: hegemonia. Assim como a geração de João Leite, Luizinho, Toninho Cerezo, Éder e Reinaldo, que conquistou o Hexa de 1978 a 1983, agora o elenco liderado por Everson, Alonso, Arana, Hulk e companhia inscreve novamente seus nomes na gloriosa trajetória alvinegra.

Hulk com Aisha nos bracos ao lado da sua esposa Camila Angelo
Após a conquista do título, o atacante Hulk comemorou em campo com a caçula Aisha nos braços, ao lado da esposa Camila Angelo. Foto: Pedro Souza/CAM.

Hulk faz história e conquista 4ª artilharia seguida

Pela quarta vez consecutiva, Hulk foi o artilheiro do Campeonato Mineiro, um feito inédito na era profissional do torneio. O camisa 7 balançou as redes sete vezes em oito partidas e foi peça fundamental na campanha do título.

Seu desempenho nas últimas edições do estadual:

  • 2022: 10 gols
  • 2023: 11 gols
  • 2024: 7 gols
  • 2025: 7 gols

Com isso, ele supera nomes históricos como Tostão (Cruzeiro, 1966-1968) e Dadá Maravilha, que também foi quatro vezes artilheiro do torneio, mas de forma não consecutiva.

Os números do Hexa Alvinegro

Durante essa campanha vitoriosa, alguns jogadores se destacaram. Everson foi quem mais atuou, com 50 partidas disputadas. O artilheiro foi Hulk, que marcou 37 gols em 47 jogos. Guilherme Arana (43 jogos) e Igor Rabello (36 jogos) completam o Top 4 dos atletas que mais atuaram no período.

No total, 115 jogadores foram utilizados pelo Atlético ao longo dessas seis conquistas consecutivas do Campeonato Mineiro.

Cuca iguala Levir Culpi em títulos mineiros

O técnico Cuca se tornou o maior vencedor do Campeonato Mineiro na era profissional ao conquistar seu quinto troféu pelo Galo. Com essa marca, ele iguala o recorde de Levir Culpi, outro treinador histórico no futebol mineiro.

Cuca conquista mais um titulo para o Atletico
O quinto troféu que coloca Cuca no topo da lista de treinadores mais vezes vencedor da competição na era profissional. Foto: Pedro Souza/CAM.

Cuca destacou a importância da conquista e fez questão de exaltar o trabalho do América:

“Fico muito feliz de ter essa igualdade com o Levir, uma pessoa que admiro muito. Graças a Deus, todos os estaduais que disputei, pude sair campeão. Hoje, acho que poderíamos ter feito um jogo melhor, mas também enalteço o trabalho do América.”

Com 100% de aproveitamento em estaduais disputados, Cuca soma:

  • 5 títulos mineiros
  • 60 jogos
  • 43 vitórias, 11 empates e 6 derrotas
  • 105 gols marcados e 34 sofridos
  • 75% de aproveitamento

Brasileirão Série A de 2025

O Galo agora volta suas atenções para a sequência da temporada. Após a pausa para as Eliminatórias da Copa do Mundo, o Atlético estreia no Brasileirão Série A de 2025 no dia 29 de março, contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, às 18h30.

 

LEIA MAIS:

Audi confirma retorno do inédito RS 3 Sedan ao Brasil

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?