Câmara de BH aprova lei que proíbe nomeação de condenados por agressão doméstica

Câmara de BH aprova lei que proíbe nomeação de condenados por agressão doméstica

27

Na reunião extraordinária, ontem, segunda-feira, a Câmara Municipal aprovou definitivamente o Projeto de Lei . PL 841/2024, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por agressão doméstica (Lei Maria da Penha) ou abuso sexual para cargas públicas municipais, até o cumprimento completo da pena.

O projeto, de autoria de Irlan Melo (Republicanos) e aprovado com unanimidade (35 votos), visa ampliar a proteção das mulheres e fortalecer a transparência nas nomeações. Uma emenda de Flávia Borja (DC) amplia a restrição para condenados por crimes sexuais e de exposição pública de conteúdo obsceno.

O projeto veda a nomeação para carga pública efetiva ou em comissão, na Administração Direta e Indireta, de pessoa com declarações (transitada em julgada) pela Lei Maria da Penha, até a aplicação rigorosa da pena. O autor, reforçado por Bráulio Lara (Novo), defendeu que a medida torna mais eficaz a proteção das mulheres e dá mais transparência às nomeações do Município.

Publicidade

superbanner institucional sebraeminas nov24 web balcao 1

Apresentado pela Comissão Especial de Estudo – Modernização do Código de Edificações, foi aprovado em definitivo o PL 953/2024, que altera o Código de Edificações do Município (Lei 9.725/2009) para permitir ventilação mecânica em lugar de janelas não só em depósitos e guarda-volumes, mas também em banheiros e lavabos. Presidente do colegiado, Bráulio Lara afirmou que essa solução arquitetônica é um “divisor de águas” para o mercado da construção civil, melhorando o aproveitamento do espaço físico e favorecendo reformas e retrofit de imóveis antigos. O PL, que segue para sanção do Executivo, recebeu 35 votos a favor, 4 contra e 1 abstenção.

Defensor da transformação de imóveis abandonados e subutilizados do centro da cidade em moradias, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB) relatou o avanço melhorias com a aprovação definitiva da proposição que prevê o retrofit, em setembro, e reforçou que essa possibilidade, que já existe no Rio, São Paulo e em todas as cidades civilizadas do mundo, aumenta as previsões e legais e econômicas da requalificação e reocupação de prédios e áreas urbanas

Seguem tramitando com aval da maioria em 1º turno o PL 903/2024, que autoriza a PBH a tomar empréstimo de até 50 milhões de euros para aplicar em programas de mobilidade e de requalificação do Centro; o PL 915/2024, que trata da instituição de política de emergência climática; e o PL 978/2024, com melhorias para os Conselhos Tutelares da Capital. Confira o resultado completo da reunião e confira outros destaques.

Também obteve o aval do Plenário a Emenda 1, de Flávia Borja (DC), que estende a restrição a condenações por abuso e violação sexual mediante violência ou grave ameaça, e pela comercialização e exposição pública de artes

O Legislativo autorizou o Executivo a contratar operação de crédito de até 50 milhões de euros, com garantia da União, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) ou outra instituição financeira, a serem aplicadas no Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado, Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro de Belo Horizonte.

Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Bráulio Lara justificaram a inclusão ao PL 903/2024 alegando que a abertura de crédito adicional de R$ 2 bilhões e a volta da isenção de ISSQN para empresas de ônibus, revogada em 2021 pela Câmara, mostram que o Município tem dinheiro; além de falta de transparência quanto à alocação de recursos.

O líder de governo, Bruno Miranda (PDT), pediu o voto “sim”, explicando que os recursos, a juros muito baixos, serão investidos em programas importantes de áreas estratégicas, como o corredor BRT na Avenida Amazonas e a estação de integração. nos públicos no Município; 947/2024, que institui programa de incentivo à produção de Refis por empresas do município; e 712/2023, que exige comprovação de origem de mercadorias por camelos e ambulantes.

 

Leia mais:

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

Fonte: Balcão News

Compartilhe: