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Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é sucesso na Superminas 2024

Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é sucesso na Superminas 2024

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Na última terça-feira, os pequenos empreendimentos que participam da última edição do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) de 2024 iniciaram um novo ciclo.

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), o circuito é promovido dentro da Superminas, a maior feira varejista do estado, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), no Expominas, em Belo Horizonte.

O governador Romeu Zema participou da rodada de negócios e destacou a importância de alavancar e prestigiar os produtores mineiros. “A feira é a maior que temos em Minas Gerais, e o que precisamos é fortalecer os produtos mineiros”.Temos uma série de micro e pequenos produtores que, se tiverem a oportunidade de expor seus produtos nas gôndolas, com certeza crescerão muito, tornando nossa economia ainda mais dinâmica e com grande potencial de crescimento”, afirmou Romeu Zema.

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A Docema’s Coffee focada na produção de cafés especiais a partir da agricultura familiar, já esteve em quatro edições do CMON. “Participar do circuito foi uma experiência que nos fez entender as necessidades do mercado e enxergar um novo horizonte de possibilidades. Crescemos, em média, 50% a partir do evento”, conta Geraldo Docema, fundador da empresa, da cidade de Jacutinga.

Este novo ciclo de oportunidadesAssim como ocorreu com essa empresa do Sul de Minas contempla 45 novos pequenos negócios. Os empreendedores foram selecionados por meio de edital da Sede-MG e passam a ter acesso a um estande conjunto no evento, de forma totalmente gratuita. Lá, eles participam de rodadas de negócios com compradores, em ação promovida em parceria com o Sebrae Minas. As atividades do CMON vão até amanhã, quinta-feira (24/10), acompanhando a programação da Superminas.

“Os pequenos negócios são colocados na cara do gol para vender para as grandes redes supermercadistas, que, como sabemos, são importantes geradoras de empregos em todo o estado”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O secretário apontou, ainda, as possibilidades geradas a partir deste contato. “As empresas participantes, ao aumentar sua comercialização, também demandam mais mão de obra, impulsionando o desenvolvimento regional de Minas Gerais. Essa oportunidade fornecida pelo CMON não tem preço”.

A Sô Brownie – um dos 45 pequenos negócios que participam da décima edição de 2024 do CMON – está entre as empresas selecionadas, e, com o apoio do Governo de Minas, está pela primeira vez na Superminas. O negócio surgiu há sete anos, em Lavras, a partir de uma pequena produção de brigadeiros e brownies na casa de dois mineiros sonhadores, em que os produtos eram vendidos de porta em porta no comércio local.

Sócio-proprietário da empresa, Alan Fonseca conta que, hoje, a Sô Brownie já possui uma loja própria e uma fábrica responsável por 100% da produção no município. Em processo de expansão por meio de franquias no estado, a oportunidade de participar do CMON veio em um momento-chave.

“Às vezes, é difícil para o pequeno negócio se inserir nas grandes redes supermercadistas, e essa é uma chance ótima para conseguirmos mais parceiros. Nossa grande expectativa é poder levar a nossa marca, o nosso nome e o nosso produto a grandes players, trazendo com isso o desenvolvimento do nosso negócio e, consequentemente, do nosso estado”, destacou o sócio-proprietário da Sô Brownie.

O CMON é um projeto de acesso a mercados que tem como objetivo inserir microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, agroindústrias familiares, empreendimentos familiares rurais, associação e cooperativas na rede varejista. Além de fortalecer os negócios individualmente, o programa contribui também para o desenvolvimento local, impulsionando toda a cadeia produtiva e refletindo na economia do estado.

Para se ter uma ideia do impacto do programa, até o CMON de Belo Horizonte de 2023, a Docema’s ainda era uma empresa que trabalhava no regime tributário Simples Nacional, o que dificultava os negócios com as grandes redes do varejo. Hoje, focada na torrefação e industrialização, a empresa já comercializa o produto até em cápsulas e precisou investir em novos maquinários para atender a demanda.

“O evento foi fundamental para nós, pois é muito difícil um pequeno produtor falar direto com os compradores, sem passar por distribuidores e intermediários. A partir do CMON, conseguimos ir direto aos donos dos supermercados, e isso nos abriu um leque de oportunidades para crescer nossa empresa”, relata Tadeu Almeida, diretor comercial da Docema’s.

Fundada em 2014, a empresa carrega a tradição da família Docema que, há mais de 130 anos, trabalha no cultivo do café na região de Jacutinga.

Desde 2019, já foram realizadas 50 edições do CMON, em 15 municípios de diversas regiões do estado. Mesmo durante a pandemia, as atividades do circuito se mantiveram de forma remota.

Ao longo dos últimos seis anos, mais de 680 empresas se beneficiaram com a oportunidade de se conectar com redes varejistas, realizando, ao todo, cerca de 4,7 mil agendas com compradores. Tudo isso resultou em mais de R$ 65 milhões em expectativas de negócios durante o período.

Vem de Minas

Na Superminas, o CMON está localizado no pavilhão chamado “Vem de Minas”, um novo espaço lançado pela Sede-MG, que reforça o compromisso do circuito no apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que se destinam a produtos genuinamente mineiros.

Nesse espaço, cada expositor não apenas representa uma empresa local, mas também compartilha as potencialidades de cada região, com produtos que têm qualidade para alcançar o mercado estadual, nacional e até internacional.

Além das rodadas de negócios do CMON, o “Vem de Minas” também é um espaço para visitantes conhecerem os produtos mineiros. Nesta quinta-feira (24/10), os estandes funcionam das 14h às 21h,

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Fonte: Balcão News

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