
Comércio de BH prevê injeção de R$ 2,17 bilhões no Dia dos Namorados 2025

O Dia dos Namorados deve movimentar a economia da capital mineira com a injeção estimada de R$ 2,17 bilhões, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
O valor representa um crescimento de 0,45% em relação a 2024 e consolida a tendência de alta nas vendas para a data desde 2011.
A pesquisa, realizada com 189 comerciantes da capital, revela otimismo entre os lojistas: 59,26% esperam vender mais este ano em comparação com o ano anterior. “Além do apelo emocional da data, o cenário econômico mais favorável, com melhora no mercado de trabalho, tem aumentado a confiança do consumidor, o que deve refletir nas vendas”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Preferência por presentes de até R$ 200
De acordo com os lojistas, a maior parte dos consumidores deve optar por presentes com valor até R$ 200, segundo 66,14% dos entrevistados.
A forma de pagamento mais utilizada será o parcelamento no cartão de crédito, em até três vezes, prática esperada por 64,55% dos comerciantes.
Os produtos mais procurados devem ser:
Roupas (39,15%)
Itens de decoração (14,29%)
Calçados (12,7%)
Acessórios como joias e relógios (11,11%)
Cosméticos (8,47%)
Flores e eletrônicos aparecem com menores percentuais de preferência.
Em relação à quantidade de itens comprados, 41,8% dos lojistas acreditam que os consumidores adquirirão dois presentes e 11,11% apostam em até três.
Para atrair clientes, os comerciantes estão apostando em ações de marketing (43,92%), promoções (27,51%) e decoração das vitrines (21,21%). As redes sociais, cartazes e faixas promocionais são os principais canais de divulgação dos produtos.
A pesquisa também destaca preocupações que podem impactar negativamente as vendas.
Entre os desafios citados estão:
Concorrência com e-commerce e informalidade (25,4%)
Aumento dos preços (20,11%)
Atendimento ineficiente (13,23%)
Cenário econômico e político instável (9,52%)
Apesar dos desafios, os comerciantes demonstram confiança. “O varejo está mais preparado, com estratégias claras de divulgação e oferta de condições de pagamento que favorecem o consumidor. A expectativa é de um Dia dos Namorados positivo para o setor”, conclui Marcelo de Souza e Silva.
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Fonte: Balcão News