
Comércio varejista brasileiro recuou em agosto – Balcao News – Notícias de BH
Em agosto de 2024, o comércio varejista no Brasil registrou uma leve retração de 0,3% em comparação com julho, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.
Apesar dessa queda, o setor ainda apresenta um crescimento robusto de 5,1% em relação a agosto de 2023 e uma alta acumulada de 5,1% nos primeiros oito meses do ano. O resultado acumulado nos últimos 12 meses também é positivo, com um crescimento de 4,0%.
Segundo o gerente da PMC, Cristiano Santos, “essa variação negativa em agosto reflete uma estabilização do setor após o crescimento de julho. Ele ressalta que, exceto por junho, quando o resultado foi negativo (-0,9%), o desempenho geral do comércio varejista em 2024 tem sido favorável.”
Publicidade
Desempenho por setores
Entre as atividades pesquisadas, quatro das oito registraram quedas significativas:
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,9%)
- Livros, revistas e papelaria (-2,6%)
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%)
- Móveis e eletrodomésticos (-1,6%)
Outros setores também tiveram reduções, como:
- Tecidos, vestuários e calçados (-0,4%)
- Combustíveis e lubrificantes (-0,2%)
- Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%)
O único setor a registrar expansão foi artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 1,3%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças e material de construção, houve uma queda de 0,8% de julho para agosto.
Desempenho regional
Segundo a Agência Brasil, entre os estados, Minas Gerais apresentou uma queda significativa de 2,4%, sendo um dos piores desempenhos junto com Tocantins (-2,0%) e Rondônia (-1,8%). Por outro lado, Roraima (2,2%), Ceará (2,1%) e Bahia (1,3%) tiveram aumentos no volume de vendas.No comércio varejista ampliado, Minas Gerais também registrou uma queda de 2,9%, enquanto estados como Rio Grande do Sul (1,9%) e Rio Grande do Norte (1,3%) apresentaram resultados positivos.
Fonte: Balcão News