[wpadcenter_ad id=22869 align='none']
Comissão de Mulheres da CMBH tem nova composição

Comissão de Mulheres da CMBH tem nova composição

Pela primeira vez, desde a data de sua criação, em 2019 a nova composição da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de BH a comissão inicia a legislatura formada exclusivamente por vereadoras.

As titulares são Dra. Michelly Siqueira (PRD), Flavia Borja (DC), Juhia Santos (Psol), Loíde Gonçalves (MDB) e Luiza Dulci (PT). Como suplentes, foram indicadas Fernanda Pereira Altoé (Novo), Iza Lourença (Psol), Janaína Cardoso (União), Marilda Portela (PL) e Tópia (Novo). Nos próximos dias, serão definidos os cargos de presidência e vice-presidência, assim como o cronograma das reuniões.

A Comissão de Mulheres tem a função de analisar e debater pautas relacionadas aos direitos das mulheres, atuando de forma transversal em áreas como saúde, trabalho e direitos humanos.

Diferente das demais comissões permanentes, cujos membros são definidos pela presidência da Câmara, sua composição é escolhida diretamente pelas vereadoras.

Criada por meio do Projeto de Resolução 710/2019, de autoria da Mesa Diretora, a comissão tem desempenhado um papel fundamental na ampliação da representatividade feminina no parlamento municipal.

Em sua primeira formação, contava com apenas três mulheres efetivas, sendo o restante das vagas preenchido por vereadores homens, reflexo da baixa representação feminina na Câmara à época. No último mandato, por exemplo, a comissão teve um homem como suplente – o vereador Wanderley Porto (PRD) – até a chegada da ex-vereadora Professora Nara (Rede), em março de 2024.

Com a nova composição, a comissão fortalece ainda mais a atuação feminina na Câmara, garantindo maior visibilidade e avanços para os direitos das mulheres em Belo Horizonte.

Leia mais:

Ponto Cultural CDL participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?