
Deputados discutem pedágio na MG-010
Deputados mineiros discutiram ontem, o pedágio na MG-010. A deputada Bella Gonçalves (Psol) criticou a consulta pública feita pelo governador Romeu Zema sobre a concessão de rodovias à iniciativa privada, incluindo a MG-010, que liga Belo Horizonte a Vespasiano, Lagoa Santa e Confins.
Ela argumentou que a implantação de praças de pedágio impactaria os moradores da região metropolitana, que frequentemente precisam ser deslocados entre diferentes cidades.
Bella Gonçalves também questionou a renovação da frota de ônibus na RMBH. Segundo ela, a responsabilidade pelas melhorias é das empresas de transporte, mas os custos foram reforçados pelo governo. “Isso é favorecer empreendedores privados sem autorização legislativa”, afirmou. Bella Gonçalves tratou ainda do Carnaval de Belo Horizonte. Conforme citou, neste ano, a prefeitura da Capital e o governo estadual concederam exclusividade de venda de bebidas da patrocinadora Ambev durante a festividade. “Isso fere o direito de livre comercialização”, destacado.
Ela relatou que entrou com uma ação na Justiça juntamente com vereadoras da Capital mineira para tentar reverter a medida.
Os investimentos do governo federal pautaram o pronunciamento do deputado Ricardo Campos (PT). De acordo com ele, as iniciativas têm saído do papel e, de fato, melhorado o Brasil.
O parlamentar relatou um encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que esteve no Norte de Minas esta semana para acompanhar obras de construção de subestações e linhas de transmissão. Na ocasião, o ministro teria anunciado mais recursos para essa área no Estado.
Ricardo Campos também comemorou a retomada do Programa Luz para Todos no Estado com aportes do governo federal. A iniciativa fornece energia elétrica à população do meio rural sem acesso ao serviço público de distribuição de energia.
Segundo o deputado, apenas em Januária (Norte de Minas), serão beneficiadas mais de 140 famílias em assentamentos e comunidades quilombolas.
Outra medida citada, que deve ocorrer em breve, é a pavimentação na BR-135, entre Manga e São João das Missões, também no Norte de Minas. “Trata-se de uma conquista histórica para a região”, afirmou.
Na reunião, foram lidas comunicações de líderes da Assembleia indicando seus respectivos vice-líderes. O deputado João Magalhães (MDB), líder do Governo, indicou como vice-líderes os deputados Zé Laviola (Novo), Enes Cândido (Republicanos) e Bosco (Cidadania) e como vice-líderes as deputadas Lud Falcão (Pode) e Nayara Rocha (PP).
O deputado Ulysses Gomes (PT), líder do Bloco Democracia e Luta, indicou os deputados Lucas Lasmar (Rede), Celinho Sintrocel (PCdoB), Doutor Jean Freire e Marquinho Lemos, os dois do PT, para vice-líderes.
Já o deputado Cássio Soares (PSD), líder do Bloco Minas em Frente, indicou os deputados Dr. Maurício (Novo), Rafael Martins (PSD), Vitório Júnior (PP) e a deputada Chiara Biondini (PP) para vice-líderes.
Por sua vez, o deputado Noraldino Júnior (PSB), líder do Bloco Avança Minas, indicou a deputada Carol Caram (Avante) e os deputados Doutor Paulo (PRD), Neilando Pimenta (PSB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) para vice-líderes.
E o deputado Bruno Engler, líder da Bancada do PL, indicou a deputada Amanda Teixeira Dias e os deputados Caporezzo e Sargento Rodrigues para vice-líderes.
A deputada Andréia de Jesus (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, lamentou, ontem, durante a sessão, o caso e prestou solidariedade à família da menina Stefany Vitória Teixeira Ferreira, de 13 anos, morta pelo pastor João das Graças Pachola, em Ribeirão das Neves. A adolescente estava desparecida desde o domingo e o corpo foi encontrado em um lote vago.
Durante a sessão, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem à adolescente. A parlamentar destacou a comoção na cidade e a preocupação com a segurança das mulheres, além de criticar o fato do crime ter sido cometido por um líder religioso. Segundo ela, o aumento da violência exige mais políticas públicas e investimentos na proteção das mulheres.
Leia mais:
Fiemg comemora 92 anos fortalecendo a indústria mineira
Fonte: Balcão News