Energia terá bandeira vermelha em setembro, segundo Aneel – Balcao News – Notícias de BH

Energia terá bandeira vermelha em setembro, segundo Aneel – Balcao News – Notícias de BH

A bandeira tarifária de energia elétrica para setembro será vermelha patamar 2, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Este é o nível mais alto de custo adicional, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão da Aneel foi motivada pela previsão de escassez de chuvas e pelo clima seco, que aumentaram a necessidade de acionamento das usinas térmicas, elevando os custos de operação do sistema elétrico.

Essa é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada.

A última ocorrência foi em agosto de 2021.

Desde abril de 2022, o Brasil vinha em uma sequência de bandeiras verdes, que foi interrompida em julho de 2024 com a bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

O cenário para setembro inclui uma previsão de chuvas abaixo da média e uma redução significativa no volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, esperado em cerca de 50% abaixo da média. Isso, combinado com temperaturas acima da média histórica em todo o país, exige maior operação das termelétricas, que têm um custo de energia mais elevado.

As bandeiras tarifárias, criadas pela Aneel em 2015, são um mecanismo para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas são divididas em três cores — verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) — que indicam se o custo da energia será maior ou menor dependendo das condições de geração.

A bandeira vermelha patamar 2, sendo a mais cara, alerta os consumidores sobre a necessidade de vigilância no uso da energia elétrica, incentivando o consumo consciente para evitar desperdícios e proteger tanto o meio ambiente quanto a sustentabilidade do setor elétrico.

Fonte: Balcão News

Compartilhe: