Fecomércio-MG traça perfil do folião mineiro

Fecomércio-MG traça perfil do folião mineiro

Um levantamento realizado pela Fecomércio MG em parceria com a Belotur analisou o perfil, o comportamento e a intenção Turismo, consumo e diversão no Carnaval de BH.

O estudo mostrou que o carnaval de BH será composto  por 60,7% do público da festa. Mas mas a festa também atrai turistas da Região Metropolitana (10,9%), do interior de Minas (6,5%), de outros estados (9,7%) e até de fora do Brasil (0,2%). Os blocos de rua continuam sendo a preferência da maioria, (91,3%). Seguido dos ensaios de blocos e eventos gratuitos.

A busca por informações acontece principalmente pelo Instagram, usado por 92% dos entrevistados.

Aproximadamente, 41% dos foliões estimam gastar entre R$ 400 e R$ 1 mil durante os dias de festa. Na hora de se preparar para a folia, muita gente aposta na criatividade, o que abre espaço para o comércio de acessórios e materiais para customização. Apenas 16,7% dos entrevistados pretendem comprar fantasias novas, mas 36,1% vão personalizar suas próprias roupas e 26,3% vão reaproveitar peças de anos anteriores, impulsionando lojas de tecidos, armarinhos e adereços.

A água aparece em primeiro lugar como a mais consumida no carnaval, com (85%) da preferência, seguida pela cerveja (49,8%) e destilados (36,7%).  A maioria dos foliões vai comprar em ambulantes (63%) ou abastecendo em supermercados (50,4%). Já a alimentação durante a festa fortalece bares, lanchonetes, food-trucks, que serão os principais pontos de parada dos foliões para matar a fome entre um bloco e outro.

Para o economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, os números reforçam o impacto positivo do Carnaval na economia da capital. “O carnaval de Belo Horizonte vem ganhando, a cada ano, mais conhecimento entre os foliões. Antes, era comum que as pessoas saíssem da cidade para aproveitar a folia em outros municípios e, até mesmo, outros estados. Hoje, no entanto, percebe-se um movimento contrário na capital mineira, com uma maior movimentação da população local e de turistas durante o período festivo. Com a cidade cheia, há ganhos significativos para os setores do comércio, serviços e turismo, em uma cadeia que abrange lojas de roupas, armarinhos, supermercados, hotéis, restaurantes, dentre diversos outros, gerando emprego e renda para o município”, destaca.

O levantamento mostrou que quem não mora na capital pretende ficar, em média, uma semana, e a hospedagem mais escolhida são hotéis, seguidos por casas de parentes e aluguel por temporada, esse público também afirmou que permanência poderia ser maior se houvesse mais eventos gastronômicos e culturais (59,8%) ou descontos em hospedagens (56,1%).
A Belotur tem orgulho de, mais um ano, colaborar com a Fecomércio MG nesta pesquisa essencial para entender as preferências dos foliões e aprimorar o Carnaval de Belo Horizonte. Com dados sobre hábitos de consumo, locais favoritos e expectativas de gastos, o levantamento também é uma ferramenta estratégica para comerciantes e ambulantes, ajudando a alinhar a oferta de produtos e serviços à demanda do público. Além disso, nos permite mapear nossos diferenciais e pontos de atenção, garantindo um Carnaval cada vez mais organizado e atrativo”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

A supervisora de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares,  destaca a importância destes dados para a consolidação do Carnaval de Belo Horizonte como um produto turístico mineiro. “Com o crescimento do Carnaval de BH que temos observado nos últimos anos, e seu destaque no cenário nacional, é fundamental entendermos quem são as pessoas que escolhem nosso destino e como se planejam. Essas informações são essenciais para a melhoria contínua do carnaval, permitindo que possamos atrair mais turistas para a capital e o interior do Estado, não apenas durante o período da folia, mas também antes e depois dele.”

>> Acesse a pesquisa completa

 

Leia mais:

Conselho Tributário da FIEMG realiza primeira reunião de 2025

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?