[wpadcenter_ad id=22869 align='none']
Fiemg cobra discussão sobre redução de alíquotas de importação para alimentos

Fiemg cobra discussão sobre redução de alíquotas de importação para alimentos

A Federação das Indústrias demonstrando sua preocupação  com a decisão do governo de reduzir alíquotas de importação para alguns produtos.

Leia abaixo a nota da entidade:

A FIEMG, por intermédio da sua Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas, manifesta sua preocupação em relação à recente decisão do governo federal de reduzir as alíquotas de importação de alguns produtos alimentícios sem uma discussão aprofundada com o setor produtivo nacional.

Entendemos que a medida, ao ser tomada de forma unilateral, sem um debate amplo sobre os desafios enfrentados pela indústria nacional, pode não gerar os impactos esperados na redução do custo dos alimentos para o consumidor final. A desoneração tributária é essencial, mas deve ser estendida também à produção nacional, que enfrenta uma carga tributária elevada e custos operacionais significativos.

Além disso, nota-se que os alguns produtos contemplados pela medida atendem predominantemente a um público de renda média e alta, sem impacto significativo na cesta básica da população de menor poder aquisitivo. Dessa forma, a iniciativa pode ser ineficaz diante do objetivo de baratear os alimentos essenciais.

O setor industrial não pode ser responsabilizado pela alta dos preços, uma vez que os custos tributários e logísticos são repassados ao longo da cadeia produtiva, refletindo-se nos preços finais ao consumidor.

O que se faz necessário é um debate transparente e técnico sobre soluções estruturais, que incluam a simplificação tributária e a promoção da competitividade da indústria nacional.

A Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas reitera sua disposição para dialogar com o governo e os demais atores da cadeia produtiva, buscando soluções efetivas que beneficiem a indústria e o consumidor brasileiro de forma sustentável e estruturada.

Leia mais:

Lula participa da entrega de lotes da reforma agrária em MG

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?