Fiemg debate energia renovável e construção de gasoduto no Sul do estado – Balcao News – Notícias de BH
Na última quinta-feira, dia 22 de agosto, a Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás se reuniu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para discutir projetos estratégicos que visam impulsionar a indústria mineira.
A reunião foi liderada por Hildeu Dellaretti Júnior e abordou temas cruciais como o programa de Resposta da Demanda por Disponibilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a construção de um gasoduto entre Extrema e Pouso Alegre, no Sul de Minas, e a implantação de uma planta de energia renovável no Norte de Minas.
O primeiro ponto da pauta foi o programa de Resposta da Demanda por Disponibilidade do ONS, apresentado por Jéssica Guimarães, analista de energia da Abrace.
Ela destacou que o programa não é relacionado a racionamento, mas sim uma ferramenta que permite ao consumidor colaborar com o sistema elétrico, resultando na redução de custos para as indústrias.
Em seguida, Daniele de Oliveira Machado Dias, gerente de Projetos e Gestão Ambiental da Gasmig, apresentou o projeto de construção de um gasoduto que conectará Extrema a Pouso Alegre. Este projeto, que está em fase inicial, depende da construção de um gasoduto de transporte entre Bragança Paulista (SP) e Extrema pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
O objetivo é aumentar a oferta de gás natural na região, com possibilidade de expansão para outras cidades.
Flávio Novaes também apresentou o projeto de energia renovável do grupo Asamar, que está sendo desenvolvido em Olhos D’Água, no Norte de Minas.
Este projeto abrange uma área de 1.200 hectares e tem capacidade para atender 600 mil residências, com previsão de início das operações em setembro de 2027.
Por fim, a advogada Silvia Xavier, da gerência de Relações Institucionais da FIEMG, apresentou o trabalho de intermediação entre a FIEMG, os poderes públicos, instituições privadas e a sociedade civil.
Ela também destacou o monitoramento legislativo de propostas que impactam o setor industrial e apresentou o programa Impacto 360, que visa garantir que a voz da indústria seja ouvida em debates relevantes.
Fonte: Balcão News