Fundação Ezequiel Dias é finalista de prêmio da Anvisa

Fundação Ezequiel Dias é finalista de prêmio da Anvisa

145

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está concorrendo ao Prêmio Anvisa 2024, na categoria Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária ,”Monitoramento de alérgenos em alimentos: estratégia laboratorial para auxílio no cumprimento da RDC 727/2022“.

Para o coordenador da Divisão, Kleber Baptista, estar entre os finalistas já representa uma grande conquista para a Funed. “Recebi com muita alegria e orgulho a notícia da classificação do trabalho apresentado pelas equipes do SFQP e do SMBP entre os três melhores na categoria Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Essa premiação é a confirmação da competência técnica e do protagonismo do IOM dentro da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária e o reconhecimento da importância do trabalho realizado”, ressalta.

A alergia alimentar é uma reação exagerada do organismo a um componente alimentício, desencadeando resposta imunológica. Os sintomas são variados, sendo o choque anafilático a consequência mais grave. A principal forma de prevenção dos efeitos adversos é evitar o consumo de alergênicos.

Como ação de Saúde Pública para garantir o direito à alimentação adequada dos indivíduos afetados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, em 2015, a RDC 26, que estabelecia os requisitos para a rotulagem obrigatória de 18 alimentos que causam alergias alimentares. Porém, nenhum laboratório da Rede Nacional de Vigilância Sanitária dispunha de metodologias para realizar análises de monitoramento desses alérgenos nos alimentos.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG) realizou, nos últimos cinco anos diversas atividades relacionadas ao tema.

Foram padronizados, validados e implementados diferentes métodos para a análise de 13 (72%) dos 18 alérgenos contemplados na legislação vigente, em diferentes matrizes alimentares. A análise de trigo, centeio e cevada foi realizada em 181 amostras (24 categorias de alimentos); do ovo em 98 amostras de biscoitos; e dos alérgenos amendoim, soja, amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-Brasil, macadâmias, nozes, pecã e pistache em 62 amostras de bolos, biscoitos e pães de forma.

Esse é o trabalho apresentado pela Funed para o Prêmio Anvisa 2024, que reforça a relevância do Lacen-MG para o efetivo cumprimento da legislação e divulgação científica do tema, garantindo a proteção da saúde do consumidor alérgico. Também foram realizadas ações de produção e divulgação do conhecimento, com a publicação de cinco trabalhos científicos, dois trabalhos de conclusão de curso e uma dissertação de mestrado.

 

Leia mais:

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?