Governo de Minas anuncia ampliação do Passaporte Mineiro do Conhecimento

Governo de Minas anuncia ampliação do Passaporte Mineiro do Conhecimento

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou ontem, em Ibirité, a segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento — programa de intercâmbio internacional promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para alunos da rede estadual.

A principal novidade é a ampliação do projeto, que passa de 112 para todas as 794 escolas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Com isso, o número de estudantes elegíveis pode ultrapassar 94 mil em todo o estado.

“Este é um projeto absolutamente inovador. Não há nada parecido em nenhum estado ou município do Brasil. Um intercâmbio de um ano, com todas as despesas pagas, oferecendo ao jovem a chance de viver uma nova cultura e voltar transformado”, destacou Simões.

Serão ofertadas 150 bolsas de intercâmbio, com cobertura integral de custos como passagens, vistos, passaportes, acomodação, seguro-saúde, taxas escolares e uma ajuda de custo pessoal — tudo financiado pelo Governo de Minas. A previsão é de que os embarques aconteçam ao longo do ano letivo de 2026.

Nesta edição, todas as escolas estaduais de tempo integral de cerca de 450 municípios poderão participar. A Fundação Helena Antipoff, onde o projeto teve origem, foi escolhida como sede do anúncio da nova fase.

Investimento e adesão das escolas

O investimento do Estado no programa em 2025 será de R$ 20 milhões. Atualmente, o projeto está na fase de manifestação de interesse.

Diretores das 794 escolas de EMTI devem preencher o Termo de Adesão até esta sexta-feira (11/4), além de divulgar o programa entre os alunos e realizar um levantamento prévio dos interessados.

Quem pode participar

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve:

  • Estar regularmente matriculado no 1º ano do EMTI em 2025;

  • Ter frequência superior a 85% no ano anterior;

  • Ter média acima de 85% nos componentes da BNCC no semestre anterior;

  • Não ter sido reprovado em anos anteriores;

  • Ter entre 14 e 17 anos e 6 meses na data do embarque.

As inscrições ficarão abertas entre os dias 14 e 23 de abril, por meio de formulário online disponibilizado pela SEE/MG.

Processo de seleção

A seleção inclui uma fase de trilha formativa para 300 semifinalistas, com oficinas e palestras baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nessa etapa, os candidatos também passarão por entrevistas individuais, onde serão avaliadas competências como sociabilidade, interesse por outras culturas, adaptabilidade e desempenho escolar.

Os estudantes selecionados poderão ser enviados para instituições de ensino em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas.

Histórico

O programa é uma expansão do projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, criado pela Escola Sandoval Soares de Azevedo, da Fundação Helena Antipoff. Em 2024, o Passaporte Mineiro do Conhecimento contemplou 150 estudantes de 112 escolas estaduais. Desses, 38 já embarcaram para o exterior e outros 110 devem viajar no segundo semestre.

Leia mais:

ALMG define temas prioritários para fiscalização em 2025/2026

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?