Instituto de Meteorologia emite alerta laranja por causa da umidade baixa no Brasil – Balcao News – Notícias de BH
24
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para baixa umidade em 15 estados e no Distrito Federal.
Os estados afetados pelo tempo seco incluem Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nessas regiões, a umidade relativa do ar não deve ultrapassar os 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet recomenda que a população beba bastante líquido e evite atividades físicas e a exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia.
Também é importante intensificar o uso de hidratante para a pele e umidificar os ambientes internos.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu um alerta específico para as regiões do Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul de Minas, que enfrentarão os níveis mais baixos de umidade relativa do ar. Além disso, Belo Horizonte e outras 563 cidades mineiras estão sob alerta para uma onda de calor, com temperaturas 5 °C acima da média. Conforme o Inmet, a capital mineira não registra chuva desde o dia 19 de abril, enquanto a Defesa Civil considera o último dia de chuva em 18 de abril.
Este período sem chuvas, segundo a Agência Brasil e o itatiaia.com, é o segundo maior da história de Belo Horizonte. Em 1963, há 61 anos, a cidade passou 198 dias sem chuva.
A Semad também recomenda o uso de roupas leves e o aumento no consumo de frutas e verduras para ajudar a lidar com as condições climáticas adversas.
Leia mais:
Fonte: Balcão News