Lentes tóricas – Balcao News – Notícias de BH
9
Os erros refrativos não corrigidos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) estão entre as principais causas de deficiência visual reversível e representam 75% de todos os tipos de deficiência visual, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Algumas pessoas apresentam mais de um erro de refração, podem ter miopia e astigmatismo, ou hipermetropia e astigmatismo, e com o avançar da idade, podem desenvolver ainda presbiopia – a famosa ‘vista cansada’.
Uma solução interessante e eficaz para quem tem mais de uma dessas condições e deseja ficar livre dos óculos são as lentes de contato tóricas. Diferentemente das lentes comuns, também chamadas de esféricas, que corrigem o grau de miopia e hipermetropia, as lentes tóricas utilizam uma geometria especial que corrige o grau astigmático (indicadas para grau superior a 0.75), além da miopia e hipermetropia.
Pouco conhecidas pelo público geral, as lentes tóricas são feitas do mesmo material que as lentes gelatinosas comuns e apresentam o mesmo desafio em termos de adaptação e manuseio. Confortáveis, necessitam dos mesmos cuidados como toda lente de contato para a sua conservação e a saúde ocular: devem ser descartadas no momento adequado, armazenadas em solução própria, jamais dormir com elas e sempre procurar o oftalmologista diante de qualquer situação atípica.
Existem diferentes tipos de lentes de contato tóricas, de uso diário e descartáveis e mensais, a escolha dependerá das necessidades de cada usuário. Existem também as lentes intraoculares tóricas, que são implantadas durante a cirurgia de catarata, com o objetivo de corrigir o astigmatismo, mas de forma definitiva. Seja qual for o seu problema, procure um oftalmologista que irá indicar a solução mais adequada para você.
(Dr. Leonardo Coelho Gontijo, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa).
Leia mais:
Publicidade
Fonte: Balcão News