[wpadcenter_ad id=22869 align='none']
Morre ex-governador Newton Cardoso – Balcão News

Morre ex-governador Newton Cardoso – Balcão News

O ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morreu neste domingo, aos 86 anos.

Com uma trajetória marcante na política mineira, Newton Cardoso ocupou cargos públicos importantes ao longo de sua carreira: foi governador de Minas Gerais entre 1987 e 1991, vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três legislaturas.

Além da vida política, atuou como advogado, administrador e empresário, com forte presença em diversos setores da economia

Seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr., manifestou  sobre a morte do pai, que estava internado desde a última sexta-feira.

“Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunicado o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso. O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro. Sempre comprometido com os mais humildes, comprometido até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e hold.”

Natural de Brumado (BA), ele era formado em Administração Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Newton iniciou sua militância no movimento estudantil, presidindo a União Colegial de Minas Gerais e fundando a Casa do Estudante.

Ingressou na política em 1960, quando se filiou ao Partido Republicano. Com o golpe militar de 1964 e a extinção dos partidos políticos, ajudou a fundar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla de oposição ao regime.  Também exerceu funções como deputado federal e vice-governador de Minas Gerais.

Foi prefeito de Contagem por três mandatos. Além disto, foi deputado federal e vice-governador de Minas Gerais.

Leia mais:

Safra de grãos deve ter crescimento de quase 7% este ano

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?