Mostra de Cinema de Tiradentes terá edição especial em Paris

Mostra de Cinema de Tiradentes terá edição especial em Paris

Entre os dias 3 e 7 de abril, o público parisiense terá a oportunidade de assistir a uma seleção de 12 filmes brasileiros, que refletem a diversidade, a experimentação e a ousadia da produção cinematográfica nacional nos últimos anos.

As exibições ocorrerão em renomadas salas de cinema, como Cinéma L’Ecran, Cinéma Le Méliès, a Cinemateca Francesa e a Salle Langevin, integrando a programação do festival francês “Regards Satellites”.

No contexto da programação do Festival Regards Satellites, a Mostra Tiradentes | França tem por objetivo promover o diálogo entre cinematografias, ampliar o intercâmbio com o país europeu e fortalecer a circulação internacional do cinema brasileiro. “Desde sua reformulação em 2008, quando foi criada a Mostra Aurora, Tiradentes vem se consolidando como um espaço de resistência para filmes que desafiam convenções narrativas e formais. Nosso compromisso é garantir que essas produções não apenas existam, mas também sejam debatidas e alcancem novos públicos”, afirma Cléber Eduardo, que foi curador do evento mineiro entre 2007 e 2019 e trabalhou na curadoria da versão francesa, ao lado de Francis Vogner dos Reis e Claire Allouche.

Filmes em destaque

A abertura do evento será no Cinéma L’Ecran, no dia 3 de abril, com a exibição do curta-metragem “Fantasmas”, de André Novais Oliveira, e do longa “Estrada para Ythaca”, dirigido por Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes.

Entre os destaques da programação estão:

“É Rocha e Rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP) – Uma imersão sensorial na musicalidade de Negro Leo e nas paisagens do Rio de Janeiro.

“A Maldição Tropical”, de Luisa Marques e Darks Miranda (RJ).

“Quando Aqui”, de André Novais Oliveira (MG).

“Vando Vulgo Vedita”, de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires (CE).

“O Quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG).

“Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE).

“A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchôa (MG).

“Baronesa”, de Juliana Antunes (MG).

“Kickflip”, de Lucca Filippin (SP).

“Batguano”, de Tavinho Teixeira (PB).

“Saint-Denis por Lincoln Péricles” – Uma experiência cinematográfica conduzida pelo cineasta e artista residente em Saint-Denis, que vive no Capão Redondo, periferia de São Paulo.

Além das exibições, no dia 9 de abril, a Salle Langevin receberá um debate especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis, das 18h às 20h.

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chegou em 2025 a sua 28ª edição. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibiu a cada edição mais de 120 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas.

SOBRE O REGARDS SATELLITES

O Festival Regards Satellites é um evento de cinema independente que acontece na França. O festival valoriza cineastas inovadores e promove debates sobre cinema feito em periferias. Realizado em Saint Denis, na região parisiense, destaca em sua terceira edição o cinema periférico brasileiro. A sua 3ª edição aconteceu de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, com uma pausa e retorno entre 3 e 7 de abril, para a programação especial em parceria com a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Informações:  www.mostratiradentes.com.br

Leia mais:

Projeto que proibir músicas que incitem violência dentro de escolas

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?