Semana da Diversidade, tecnologia assistiva e intérprete de Libras integram iniciativas da instituição
O Senac em Minas mantém ações contínuas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com iniciativas voltadas à educação, ao ambiente de trabalho e à redução de barreiras.
Durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, a instituição realiza, até o dia 25 de setembro, a Semana da Diversidade Senac Minas 2026, com foco em acessibilidade e inclusão.
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 17,2 milhões de pessoas com pelo menos uma deficiência. A participação desse grupo no mercado de trabalho é de 28,3%, contra 66,3% entre pessoas sem deficiência. A diferença também aparece na remuneração média: R$ 1.639 para pessoas com deficiência e R$ 2.619 para pessoas sem deficiência.
Desde 2013, o Senac desenvolve ações de inclusão para estudantes e colaboradores. Entre as iniciativas estão o diálogo inicial para identificar necessidades específicas, a oferta do cordão de girassol para pessoas com deficiências ocultas, a atuação do Grupo de Trabalho da Pessoa com Deficiência e o uso de tecnologias assistivas, como o OrCam MyEye 2.0 e o leitor de tela NVDA.
A instituição também conta com intérprete de Libras e promove o Momento Libras, uma trilha educativa realizada quinzenalmente para aproximar os colaboradores da Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda. O programa Acolha Senac oferece acompanhamento psicossocial e inclusivo aos estudantes, com profissionais de Psicologia Educacional, Serviço Social e Educação Inclusiva.
Leia também:












Comentar matéria