PBH aprova 69 obras do Orçamento Participativo 2024/2025

PBH aprova 69 obras do Orçamento Participativo 2024/2025

1

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, na última semana que 69 empreendimentos foram aprovados dentro do Orçamento Participativo (OP) 2024/2025, em reunião com líderes comunitários, coordenadores e moradores das nove regionais da cidade.

Os contratos para os planos urbanísticos, projetos e obras serão iniciados no primeiro trimestre de 2025, com um investimento total de R$ 108 milhões.

As discussões sobre os projetos iniciados em janeiro e foram externos para moradores de vilas, favelas, conjuntos habitacionais, assentamentos irregulares e ocupações organizadas identificadas no Plano Diretor do Município como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS 2 ).

A retomada do OP foi uma decisão do prefeito Fuad Noman e contou com a participação ativa de mais de 7 mil cidadãos, garantindo que as prioridades da população.

Claudius Vinícius Leite, diretor-presidente da Urbel, destacou a importância da conclusão das rodadas do OP. “Temos ainda muito trabalho pela frente e espero que as lideranças acompanhem e participem através das reuniões das comissões”.

Do total de empreendimentos aprovados, 47 são obras, 9 são projetos e outros 13 são planos urbanísticos de áreas de interesse social, que terão a oportunidade de iniciar o processo de reconhecimento da sua comunidade e, posteriormente, buscar os recursos para as obras.

O secretário Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Josué Valadão, ressaltou a importância de uma gestão comprometida em ouvir as necessidades de todos os bairros e assentamentos, promovendo um diálogo contínuo entre a administração e os cidadãos, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma estratégica transparente e eficiente.

“Além do compromisso da gestão do prefeito Fuad, o município acompanha a aprovação de um projeto que está em tramite na câmara de vereadores e que prevê ainda mais recursos para o programa. Se aprovado nos próximos dias, vai garantir 1% da receita líquida do município para o OP. Isso significa que serão garantidos mais 200 milhões, por ano, para intervenções aprovadas pela população’’, finalizou o secretário.

Leia mais:

Governo de Minas, Fiemg, Fassa Bortolo e entidades lançam o “Moradia Saudável”

Publicidade

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?