
Plano de ação inicial da concessão da BR-381 é apresentado por concessionária
O governador Romeu Zema participou, ontem, quinta-feira, em Belo Oriente, no Vale do Rio Doce, da apresentação do plano de ação para os primeiros cem dias do contrato de concessão da BR-381.
O trecho, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, beneficiará 21 cidades mineiras.
Nesse período inicial, a concessionária Nova 381, responsável pelo contrato, executará diversas melhorias para garantir mais conforto e segurança aos usuários da rodovia.
“É uma grande satisfação estar aqui. O avanço das obras e a movimentação das máquinas são prioridades na minha gestão. Muitos investidores já relataram que evitam instalar indústrias na região devido às condições precárias da estrada. Por isso, essa obra é fundamental para o Vale do Aço, especialmente para o setor produtivo”, destacou o governador.
Dentre os serviços previstos estão a recuperação do pavimento, roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagem superficial, além da implantação de nova sinalização vertical e horizontal.
O trecho que atravessa o Vale do Aço, região estratégica para a siderurgia em Minas Gerais, será administrado pela iniciativa privada pelos próximos 30 anos. O investimento total previsto é de R$ 9,3 bilhões.
As obras de duplicação e melhorias na rodovia são demandas antigas do Governo de Minas. Além das solicitações feitas pelo governador e pelo vice-governador Professor Mateus, o Estado atuou na alteração da legislação estadual de licenciamento ambiental para agilizar o início das obras, além de intermediar processos de desapropriação e reassentamento das famílias afetadas.
“Essas obras já deveriam ter começado há anos. Sempre percorri essa rodovia e sei o quanto ela é problemática. Apesar do atraso, é positivo que finalmente esteja saindo do papel”, afirmou Romeu Zema.
Impacto econômico e desenvolvimento
A BR-381/MG é uma via crucial para a interligação de Minas Gerais com a Bahia e o Espírito Santo, estados que possuem portos fundamentais para o escoamento de produtos agropecuários, minerais e industriais.
Além de melhorar a infraestrutura e a mobilidade, a concessão deve gerar aproximadamente 80 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia e criando novas oportunidades de trabalho no estado.
Entre as principais melhorias previstas estão a duplicação de 134 quilômetros, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além da implantação de áreas de escape, um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres.
Trecho BH – Caeté
Em janeiro deste ano, o Ministério dos Transportes homologou o processo de contratação das empresas que executarão as obras de duplicação e pavimentação dos lotes 8A e 8B da BR-381. Esse segmento cobre cerca de 31 quilômetros entre Belo Horizonte e Caeté.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), esse trecho permanecerá sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até o oitavo ano da concessão. Somente após esse período, a concessionária assumirá sua recuperação e manutenção.
Paralelamente, a Seinfra trabalha em parceria com a concessionária Rodoanel BH S.A e a empresa responsável pelo lote 8A da BR-381 para alinhar as adequações no projeto de conexão entre a rodovia e o Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no trecho entre o distrito de Ravena, em Sabará, e Caeté.
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Fonte: Balcão News