Prefeito Álvaro Damião anuncia projeto de passeios turísticos na Lagoa da Pampulha

Prefeito Álvaro Damião anuncia projeto de passeios turísticos na Lagoa da Pampulha

Em comemoração aos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, navegou pelo espelho d’água da Lagoa da Pampulha nesta sexta-feira, e anunciou um projeto para transformar o local em ponto turístico com passeios náuticos para moradores e visitantes.

“Hoje é um dia histórico. A Pampulha completa 82 anos e é a primeira vez que um prefeito da capital consegue navegar pelo espelho d’água. Nossa lagoa não tem mais mau cheiro, as águas estão límpidas. Isso é resultado de todo o investimento que foi feito nos últimos anos”, destacou o prefeito.

A proposta prevê a regulamentação da navegação turística ainda em 2025, por meio de projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal.

A ideia é permitir passeios em embarcações modernas, oferecendo uma nova perspectiva da Lagoa e valorizando ainda mais esse cartão-postal da capital.

Manutenção e preservação da Lagoa

A limpeza e a manutenção da Lagoa da Pampulha recebem investimento anual de cerca de R$ 22,5 milhões, fundamentais para garantir a qualidade da água e preservar o ecossistema local. O volume de lixo flutuante retirado do espelho d’água varia entre 5 toneladas na estiagem e até 10 toneladas no período chuvoso.

Até abril de 2025, cerca de 597 toneladas de resíduos já haviam sido recolhidas.

“Temos a certeza de que esse investimento vale a pena. Vamos fazer o que for necessário para tornar esse lugar um ponto de passeios turísticos, impulsionando o turismo ecológico e cultural não só na Lagoa, mas em toda a região da Pampulha”, completou o prefeito, destacando que o plano de valorização do entorno da lagoa teve início ainda na gestão do ex-prefeito Fuad Noman.

O projeto promete somar-se às diversas ações de revitalização da região e reforçar a importância da Pampulha como um dos principais atrativos turísticos e culturais de Belo Horizonte.

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Add comment