
Prefeito Álvaro Damião anuncia projeto de passeios turísticos na Lagoa da Pampulha
Em comemoração aos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, navegou pelo espelho d’água da Lagoa da Pampulha nesta sexta-feira, e anunciou um projeto para transformar o local em ponto turístico com passeios náuticos para moradores e visitantes.
“Hoje é um dia histórico. A Pampulha completa 82 anos e é a primeira vez que um prefeito da capital consegue navegar pelo espelho d’água. Nossa lagoa não tem mais mau cheiro, as águas estão límpidas. Isso é resultado de todo o investimento que foi feito nos últimos anos”, destacou o prefeito.
A proposta prevê a regulamentação da navegação turística ainda em 2025, por meio de projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal.
A ideia é permitir passeios em embarcações modernas, oferecendo uma nova perspectiva da Lagoa e valorizando ainda mais esse cartão-postal da capital.
Manutenção e preservação da Lagoa
A limpeza e a manutenção da Lagoa da Pampulha recebem investimento anual de cerca de R$ 22,5 milhões, fundamentais para garantir a qualidade da água e preservar o ecossistema local. O volume de lixo flutuante retirado do espelho d’água varia entre 5 toneladas na estiagem e até 10 toneladas no período chuvoso.
Até abril de 2025, cerca de 597 toneladas de resíduos já haviam sido recolhidas.
“Temos a certeza de que esse investimento vale a pena. Vamos fazer o que for necessário para tornar esse lugar um ponto de passeios turísticos, impulsionando o turismo ecológico e cultural não só na Lagoa, mas em toda a região da Pampulha”, completou o prefeito, destacando que o plano de valorização do entorno da lagoa teve início ainda na gestão do ex-prefeito Fuad Noman.
O projeto promete somar-se às diversas ações de revitalização da região e reforçar a importância da Pampulha como um dos principais atrativos turísticos e culturais de Belo Horizonte.
Leia mais:
Fonte: Balcão News