Presença de mulheres no mercado financeiro segue em ascensão

Presença de mulheres no mercado financeiro segue em ascensão

Seja como investidoras ou profissionais, as mulheres estão encontrando no mercado financeiro uma oportunidade concreta para conquistar segurança, independência e protagonismo.

Ao final de 2024, a participação feminina na bolsa de valores brasileira bateu um novo recorde: mais de 1,5 milhão de mulheres com CPF registrado na B3 — um crescimento de quase 9% em relação a 2023.

Em Minas Gerais, são 152 mil investidoras, representando cerca de 10% do total nacional.

Para Cecília Perini, sócia e líder da XP em Minas Gerais, esse crescimento reflete um avanço importante na educação financeira do país. “Cada vez mais, as mulheres demonstram interesse por diversificar suas finanças, um comportamento que reflete a busca por segurança financeira, independência e a possibilidade de aumentar a renda”, afirma.

Mas o aumento da presença feminina não se limita às investidoras. Dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores mostram que o número de assessoras de investimentos cresceu 180% nos últimos quatro anos, passando de cerca de 2 mil, em 2020, para 5,5 mil em 2024.

Segundo Cecília, para quem deseja trilhar carreira no setor financeiro, o primeiro passo é se capacitar: “Isso envolve buscar informações sobre o mercado e conversar com profissionais que já atuam nele. Essa pesquisa inicial ajuda a entender a dinâmica, as habilidades necessárias e o dia a dia da área”, orienta.

Há diversas formas de se qualificar, como a obtenção de certificações e a participação em programas de formação. Um exemplo é o XP Future, criado pela XP Inc. para desenvolver competências técnicas e comerciais fundamentais para quem quer se tornar assessora de investimentos.

Além da qualificação, Cecília ressalta a importância de ambientes corporativos inclusivos: “Investir em treinamentos para nossas colaboradoras é uma estratégia inteligente para o crescimento da empresa, além de ser uma prática de responsabilidade social”, pontua. “Cursos de negociação e gestão capacitam as mulheres para assumirem posições de liderança.”

A mineira Jennifer Santos é um exemplo inspirador. Há quase quatro anos na XP, ela atua como líder comercial do segmento de alta renda e afirma que sempre encontrou espaço para crescer: “Ao longo da minha jornada, sempre fui medida pelo meu talento, dedicação e competência. O fato de ser mulher nunca foi um obstáculo”, diz.

Para Jennifer, o movimento feminino no mercado é transformador: “As mulheres estão ocupando esse espaço com muita propriedade. Nossas clientes estão, cada vez mais, interessadas em entender e tomar o controle de suas finanças para realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos um atendimento personalizado, que compreenda o perfil e as necessidades únicas de cada uma”, conclui.

Leia mais:

Secretário de Educação de BH, Bruno Barral, é exonerado após ser alvo da Operação Overclean

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?