Presidente da FIEMG destaca desafios e oportunidades econômicas em palestra em Formiga

Presidente da FIEMG destaca desafios e oportunidades econômicas em palestra em Formiga

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, esteve essa semana no Centro de Eventos da ACIF CDL, em Formiga, no Centro-Oeste de Minas.

Durante o encontro com lideranças regionais, representantes de entidades de classe e empresários, Roscoe ministrou a palestra Minas Gerais em Foco: Oportunidades e Desafios Econômicos” , ressaltou

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o diretor da entidade, Paulo César Costa, o prefeito de Formiga, Coronel Laércio, além de líderes empresariais como Leonardo Mol (gerente regional do SEBRAE-MG), Chrystian Vilaça (presidente do SINDVESF) e Ronilson Soares (presidente do SIN

Minas Gerais: potência industrial e econômica

Em sua apresentação, Roscoe destacou que Minas Gerais possui o terceiro maior PIB do Brasil, além da segunda maior força de trabalho e o segundo maior número de estabelecimentos empresariais.

Segundo o presidente da FIEMG, a indústria mineira desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico.

Desafios econômicos para 2025

Apesar do cenário econômico favorável, Roscoe alertou para desafios que podem impactar 2025, como a pressão inflacionária, a sobrecarga das taxas de juros, o fim da escala 6×1, políticas tarifárias dos Estados Unidos e conflitos internacionais.

“Precisamos atuar de forma estratégica, com informação e planejamento, para enfrentar esses desafios e transformar

O diretor da FIEMG Regional destacou a importância do município e cidades do entorno para o desenvolvimento do estado. “A presença do presidente Flávio mostra a relevância de Formiga como uma região de forte cultura industrial. Agradecemos o apoio em prol da nossa cidade, não só em defesa da indústria, mas por toda sociedade”, enfatizou.

Presidente da FIEMG destaca desafios e oportunidades econômicas em palestra em Formiga

Em sua apresentação, Roscoe apresentou dados que apontam que Minas Gerais detém o 3º maior PIB do país e a segunda maior força de trabalho, sendo o segundo em número de estabelecimentos empresariais e o terceiro maior estado em exportação.

De acordo com Roscoe, a indústria é um setor estratégico para a economia. O PIB nacional de 2024 cresceu 3,4%, com a indústria avançando 3,3%. Em relação ao saldo de empregos formais, a indústria mineira registrou um avanço de 34% em 2024, em relação ao ano anterior. “Minas Gerais possui um sistema industrial que desempenha um papel relevante nas cadeias produtivas, com representatividade local e nacional”, pontuou.

Mas, ainda segundo o presidente da FIEMG, apesar da atividade econômica aquecida, alguns fatores impõem desafios e incertezas para 2025. Pressões inflacionárias e expectativas de inflação desancoradas da meta, elevação das taxas de juros, o fim da escala 6×1, políticas tarifárias dos Estados Unidos e guerras internacionais são fatores que podem levar a uma desaceleração em 2025. “Podemos e precisamos combater essa realidade econômica, trabalhando ativamente, principalmente, com informação para buscar soluções e assim nos preparar para os desafios e aproveitar as oportunidades”, finalizou o líder empresarial.

O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Formiga (SINDVESF), Associação Comercial e Industrial de Formiga e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIF CDL), Sebrae-MG e FIEMG, com apoio da Prefeitura Municipal.

Leia mais:

PL que busca combater fakes news pronto para ir ao Plenário

Presidente da FIEMG destaca desafios e oportunidades econômicas em palestra em Formiga

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?