Romeu Zema destaca potencialidades do estado para os chineses

Romeu Zema destaca potencialidades do estado para os chineses

Minas Gerais se destacou como um ambiente promissor para investimentos e empreendedorismo durante o Fórum Empresarial Brasil China em Xangai, com o governador Romeu Zema e outros representantes do estado apresentando  propostas de investimentos.

O evento visa ampliar as conexões internacionais dos industriais mineiros com empresários chineses. Mais de 200 possíveis investidores passaram pelo local, além de deputados e prefeitos de Minas Gerais, e outras autoridades.

O governador do Estado relembrou sua trajetória no setor privado e como isso contribui para uma visão mais assertiva com os investidores.

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

“Meu contato com as federações (como das indústrias e da agricultura e pecuária) é contínuo. Estamos sempre trocando ideias com o setor produtivo, o que não é muito comum no Brasil. No nosso governo, tudo é muito bem analisado“, destacou Romeu Zema.

Além do governador,  os secretários de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e da Casa Civil (SCC), Marcelo Aro, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral que participaram, ontem, quinta-feira, do painel “Minas Gerais – Estado para se investir”, na abertura da segunda edição do Brazil China Business Forum, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em Xangai.

Ao falar das potencialidades do estado, o chefe do Executivo mineiro ainda citou que, para o desenvolvimento econômico, outros fatores são fundamentais, como equilíbrio fiscal, segurança pública, saúde, cujos investimentos da atual gestão tem batido recorde.

Ele também ressaltou a educação, lembrando do programa Trilhas de Futuro, e energia abundante, quando falou diretamente da atuação do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, e os recentes investimentos na área – que fizeram aumentar em 20% o número de subestações da companhia energética em Minas Gerais.

Por sua vez, o secretário Marcelo Aro pontuou, na abertura do evento, a importância da história de Minas Gerais enquanto estado que preza pela liberdade e a coragem, bem como a atuação dos mineiros à frente de processos inovadores ao longo dos anos.

Com o objetivo de discutir temas fundamentais para as relações comerciais e econômicas entre os países, reforçando também Minas Gerais como polo estratégico de investimentos e oportunidades de negócios, as autoridades do estado participaram de outros dois painéis de discussão.

“O Brasil sob a Perspectiva dos Investidores”, teve moderação do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e participação do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi. “Ampliando conexões: Oportunidades na cadeia dos Minerais Estratégicos e Terras Raras”, teve moderação do diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln Teixeira.

Em 2024, o China Business Forum homenageou o CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Ricardo Lima.

“Foi uma escolha fácil tanto pela relevância da empresa, quanto pelo executivo, uma pessoa que se preocupa não só com a empresa, mas com a comunidade em que atua, sempre com visão a longo prazo”, observou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Minas Gerais é, segundo os participantes um ponto de referência para investimentos internacionais, além de um lugar atraente para viver, trazendo vantagens que vão desde apoio governamental e segurança até uma forte infraestrutura educacional e produtiva.

Fonte: Balcão News

Compartilhe: