Romeu Zema destaca protagonismo de Minas em energia solar no Fórum Esfera Brasil

Romeu Zema destaca protagonismo de Minas em energia solar no Fórum Esfera Brasil

Ouvir matéria

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou na última  sexta-feira da quarta edição do Fórum Esfera Brasil, realizado no Guarujá (SP).

O evento reuniu líderes empresariais, especialistas e representantes do poder público para discutir temas estratégicos como infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico do Brasil.

Durante o painel “Potências regionais, desafios nacionais”, Zema apresentou os resultados da política energética adotada em Minas Gerais, que transformou o estado em líder nacional na produção de energia solar.

“Desde o início do meu governo, nós apoiamos a energia limpa em Minas Gerais. O modelo que usamos foi simples: parar de atrapalhar quem quer investir — e isso trouxe resultado. Por isso, saímos de 500 megawatts para 12 gigawatts em potência fiscalizada”, afirmou o governador.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais conta atualmente com 7,22 GW em geração centralizada e 4,78 GW em geração distribuída, totalizando 12 GW de energia fotovoltaica — o que representa 85% da capacidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

“O sucesso é tão grande que, hoje, já não temos mais localidades disponíveis para a construção de novas usinas solares em grande parte do estado. Isso é fruto de um governo que valoriza a energia limpa e apoia quem produz e gera empregos”, completou Zema.

O painel também contou com a participação dos governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do Pará, Helder Barbalho, que compartilharam experiências de gestão em suas respectivas regiões.

Promovido pela organização Esfera Brasil, o evento tem como objetivo fomentar o pensamento independente e o diálogo construtivo entre empresários, empreendedores e representantes do poder público.

A proposta é promover debates que contribuam para a construção de soluções viáveis aos desafios do desenvolvimento nacional.

Leia mais:

PBH emite primeiro alvará de retrofit

Fonte: Balcão News

Add comment