SEI-MG reduziu custos e trouxe eficiência na tramitação digital para o estado – Balcao News – Notícias de BH
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O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), completou sete anos de implementação no Governo de Minas Gerais.
Essa ferramenta, utilizada para a tramitação digital de documentos, trouxe mudanças significativas à administração pública, resultando em redução de custos, maior agilidade e eficiência em diversos processos de trabalho do Estado.
Atualmente, 76 órgãos e entidades estaduais utilizam o Sei!MG, contando com 123 mil usuários cadastrados do Governo de Minas e cerca de 361 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.
“Os números alcançados ao longo desses anos demonstram a importância do sistema no âmbito do Estado. Comemoramos sete anos com a marca de 87 milhões de documentos na base e mais de 11 milhões de processos produzidos”, afirmou Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão.
Com o crescimento do sistema, a Seplag-MG continua adotando iniciativas para melhorar a experiência dos usuários internos e externos. A utilização do Sei!MG também contribuiu para a redução do consumo de papel no Estado, ajudando na preservação ambiental, com a economia de pelo menos 8,7 mil árvores. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, uma árvore produz, em média, 20 resmas de papel – o equivalente a 10 mil folhas em tamanho A4.
Novas funcionalidades
Na última quinta-feira (29/8), a Seplag-MG reuniu administradores do Sei!MG de cerca de 30 órgãos estaduais na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete para apresentar novos recursos e iniciativas que serão incorporados ao sistema.
Uma das novidades é a integração do Sei!MG com a conta gov.br. Cidadãos e representantes de instituições poderão usar essa conta para acessar o sistema. Contas de nível prata e ouro terão acesso a assinaturas sem a necessidade de liberação prévia ou envio de documentos pessoais, enquanto usuários com conta bronze ainda precisarão encaminhar os termos e documentos para liberação.
Outra funcionalidade que será implementada é o módulo de gestão documental, que identificará o ciclo de vida dos processos que já cumpriram os prazos de guarda, permitindo futuras eliminações conforme a legislação arquivística.
“Buscamos promover boas práticas no uso do sistema, como a padronização documental, e estamos implementando melhorias na infraestrutura do Sei!MG. O encontro foi uma oportunidade para que os administradores apresentassem sugestões, tirassem dúvidas e compartilhassem experiências para agilizar os processos”, destacou Fernanda Mendes, diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração.
Durante o evento, administradores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) compartilharam iniciativas de sucesso.
“Pela Fhemig, apresentamos como é feito o processo de posse digital de servidores da fundação pelo Sei!MG e também conhecemos outras iniciativas demonstradas pela Seplag-MG, como a gestão de documentos, para aprimorar o uso do sistema. É muito positivo saber que essa temática faz parte dos estudos e que melhorias estão previstas”, afirmou Yara Rosa, administradora do Sei!MG na Fhemig.
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Fonte: Balcão News