TCE-MG faz operação em hospitais do estado

TCE-MG faz operação em hospitais do estado

15

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) está realizando uma operação iniciada de auditoria simultânea em diversas unidades de saúde em todo o estado.

Mais de 100 servidores do TCE estão envolvidos, e as inspeções abrangem hospitais e UPAs em municípios como Belo Horizonte, Contagem, Unaí, e outros.

O objetivo é avaliar minuciosamente a qualidade e a prestação dos serviços de saúde pública. Os critérios de seleção das unidades auditadas foram o número de óbitos em relação às internações e a quantidade de médicos em comparação aos atendimentos.

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

Durante a inspeção, os auditores preencheram questionários eletrônicos de dentro das próprias unidades, enviando os dados em tempo real para uma sala de controle no TCE, com acesso aberto ao público por meio de uma plataforma online.

Com essa iniciativa, o TCEMG busca não apenas detectar irregularidades, mas também promover melhorias no atendimento e garantir a transparência na gestão dos serviços de saúde pública para a população mineira. Nos casos mais críticos, o TCE pode tomar medidas processuais, com possíveis representações junto às autoridades.

Para selecionar as instituições fiscalizadas foram usados dois critérios: o número de óbitos em proporção as internações e quantidade de médicos em relação aos atendimentos.

Estes dados, inclusive, poderão ser acessados em tempo real por qualquer cidadão, por meio de um link. (Clique aqui)

Segundo o coordenador de Auditorias dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, cerca de 70% da população mineira depende exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE quer avaliar 11 eixos temáticos ao longo do trabalho.

Os detalhes do que será fiscalizado pelo TCE não pode ser divulgado, segundo o coordenador, para não comprometer o resultado da auditoria.

“Todas essas informações serão tabuladas, e num segundo momento de fiscalização iremos acompanhar o que foi resolvido nestas unidades de saúde e quais são as justificativas dos gestores para aqueles problemas, em busca do saneamento. Já os casos mais graves serão processuais, com representações podendo ser até expedidas pelas autoridades da casa”, explicou o coordenador.

Confira os municípios e as unidades de saúde que são fiscalizados hoje:

Almenara – Hospital Deraldo Guimarães
Diamantina – Santa Casa de Caridade
Belo Horizonte – UPA Centro-Sul
Belo Horizonte – UPA Leste
Conceição do Mato Dentro – UPA Dr. Juvêncio Guimarães
Contagem – UPA JK – Eldorado – Geraldo Pinto Vieira
Unaí – Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado
Bocaiúva – Hospital Regional de Boicaiúva Dr. Gil Alves
Grão Mongol – Hospital Fundação Santo Antônio
Frutal – Hospital Municipal Frei Gabriel
Mantena – Hospital São Vicente de Paulo
Santa Maria do Suaçuí – Hospital Santa Maria Eterna
Muriaé – UPA 24h Dr. Fernando Rodrigues Lauriano

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Compartilhe: