Zema tem encontro com embaixador americano para discutir recursos energéticos
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu na última quarta-feira, o embaixador americano Geoffrey Pyatt, que também atua como secretário assistente de Estado dos Estados Unidos para Recursos Energéticos.
A reunião, teve como foco o potencial energético de Minas Gerais, a atração de investimentos e possíveis parcerias com o governo americano.
A visita do embaixador Pyatt é um desdobramento da missão internacional do Governo de Minas realizada em maio deste ano em Nova Iorque e Washington D.C. O encontro discutiu o desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de energia limpa e a exploração mineral, sempre com responsabilidade ambiental.
Zema destacou o potencial de Minas Gerais na produção de energia fotovoltaica e como isso atrai indústrias que podem gerar empregos e promover novos negócios. Também mencionou a liderança do estado na exploração de lítio para a fabricação de baterias, um tema globalmente relevante.
O governador enfatizou a melhoria na legislação de mineração após tragédias no estado, com a lei “Mar de Lama, nunca mais”, garantindo a segurança no processo de mineração e a descaracterização de barragens a montante.
Pyatt elogiou a discussão como uma oportunidade para construir parcerias focadas na transição energética, ressaltando o alinhamento de esforços entre Minas Gerais e os EUA para aumentar a cadeia de fornecimento de energia limpa, especialmente com a crescente demanda por carros elétricos.
Delegação americana:
- Tulio Teixeira, especialista comercial em Mineração do escritório dos EUA em Belo Horizonte
- Katherine Ordonez, cônsul dos EUA em Belo Horizonte
- Benjamin Burnes, diretor de Energia para a América do Sul do escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado
- Renato Barreda, diretor econômico de Mineração e Minerais Críticos da embaixada dos EUA em Brasília
Representantes do Governo de Minas:
- João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas
- Reynaldo Passanezi, presidente da Cemig
- Kathleen Garcia, secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico
- Juliano Fisicaro Borges, secretário-adjunto de Casa Civil
Fonte: Balcão News