
BDMG e FONPLATA firmam acordo de R$ 150 milhões
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o FONPLATA – Banco de Desenvolvimento assinaram, na última semana, um novo contrato de crédito no valor de US$ 30 milhões, o equivalente a cerca de R$ 150 milhões.
Os recursos serão destinados ao financiamento de projetos de infraestrutura em municípios mineiros, ampliando a capacidade de investimento das prefeituras em áreas estratégicas para o desenvolvimento local.
A assinatura ocorreu na sede do BDMG, em Belo Horizonte, e marca mais um capítulo da parceria entre as duas instituições. Os recursos serão aplicados em linhas de crédito voltadas para iniciativas de sustentabilidade, saneamento básico, obras em espaços públicos, aquisição de equipamentos, mobilidade urbana e outras ações capazes de melhorar a qualidade de vida da população.
Até junho deste ano, o BDMG já havia contratado R$ 475 milhões em financiamentos com prefeituras de Minas Gerais. Os desembolsos ocorrem conforme o avanço dos projetos executados pelos municípios. Em 2025, o banco encerrou o ano com contratos ativos em 428 cidades mineiras.
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a captação de recursos junto a organismos internacionais fortalece a capacidade do banco de atender municípios de diferentes portes e regiões do estado.
“O banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte, que muitas vezes têm no BDMG sua principal fonte de financiamento. Isso permite que projetos importantes saiam do papel e gerem benefícios concretos para a população. Cada nova parceria amplia nossa capacidade de apoiar os municípios mineiros”, afirmou.
A vice-presidente de Operações e Países do FONPLATA, Eliana Dam, destacou que o acordo reforça o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável dos territórios.
“Esta assinatura representa muito mais do que uma operação financeira. Ela reflete a confiança mútua entre nossas instituições e o compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável. Acreditamos que essa parceria continuará fortalecendo a capacidade de investimento dos municípios e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mineiros”, ressaltou.
A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Maria Amélia Lins, também enfatizou a importância da operação para os municípios.
“Esta nova operação amplia a capacidade de investimento das prefeituras mineiras e demonstra a confiança de instituições internacionais em Minas Gerais. Com mais recursos disponíveis, os municípios poderão avançar em projetos que fortalecem a infraestrutura e promovem melhorias para a população”, destacou.
A parceria entre BDMG e FONPLATA teve início em 2020, quando foi realizada a primeira operação de crédito, no valor de US$ 36 milhões. O BDMG foi o primeiro banco público brasileiro a captar recursos junto ao organismo internacional. Em 2024, uma nova operação, de US$ 34 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 170 milhões, permitiu ampliar o financiamento de projetos municipais em diversas regiões do estado.
Com o novo aporte, o banco reforça sua atuação como agente de desenvolvimento regional e amplia o acesso das prefeituras a recursos de longo prazo para investimentos em infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Balcão News





