BH decreta situação de emergência em saúde por aumento de doenças respiratórias

BH decreta situação de emergência em saúde por aumento de doenças respiratórias

Pico de casos ocorra entre as semanas epidemiológicas 16 e 17, entre os dias 19 de abril e 2 de maio

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou, nesta sexta-feira (10), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças respiratórias na capital.

A medida tem como objetivo reforçar a assistência à população e ampliar a capacidade de resposta da rede SUS-BH.

Com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde poderá acessar recursos dos governos estadual e federal, contratar mais profissionais, ampliar o horário de funcionamento das unidades e agilizar a compra de medicamentos, insumos e equipamentos.

copasa celular

Publicidade

De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada diante da tendência de crescimento na procura por atendimento.

A previsão é de que o pico de casos ocorra entre as semanas epidemiológicas 16 e 17, entre os dias 19 de abril e 2 de maio.

Somente em 2026, já foram realizados cerca de 112 mil atendimentos relacionados a sintomas respiratórios nos centros de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

Os adultos entre 20 e 39 anos lideram a procura, seguidos pela faixa de 40 a 59 anos.

Segundo o prefeito Álvaro Damião, a rede municipal já enfrenta pressão. “Temos uma superlotação em vários centros de saúde e UPAs por causa das doenças respiratórias. Por isso, a necessidade do decreto”, afirmou. Ele também reforçou a importância da vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, destacou que o aumento dos casos já era esperado para o período e que as medidas buscam garantir atendimento adequado à população.

Para ampliar o acesso, a Prefeitura disponibiliza teleconsultas para casos leves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com agendamento on-line.

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada para grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde.

Também seguem disponíveis vacinas contra a covid-19 e o vírus sincicial respiratório.

A orientação das autoridades é que a população mantenha a vacinação em dia e procure atendimento ao apresentar sintomas.

Fonte: Balcão News