
Copasa lança Prêmio de Jornalismo com R$ 120 mil em premiações
Com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho jornalístico, a Copasa lançou, neste 7 de abril — Dia do Jornalista — a primeira edição do seu Prêmio de Jornalismo, voltado à produção de conteúdos sobre saneamento básico em Minas Gerais.
Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 120 mil em premiações para trabalhos que abordem temas como tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, e suas conexões com meio ambiente, saúde pública e desenvolvimento social.
As inscrições estão abertas entre 7 de abril e 12 de setembro, e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário no site premiojornalismo.copasa.com.br.
Categorias e participação
Nesta primeira edição, o prêmio contemplará seis categorias principais:
Texto
Áudio
Vídeo
Redes Sociais
Fotojornalismo
Jornalismo Universitário
Além disso, será concedido o Grande Prêmio Copasa, destinado ao trabalho com maior pontuação entre as categorias profissionais.
Podem participar jornalistas diplomados ou com registro profissional no MTE, cujos trabalhos tenham sido publicados entre 1º de janeiro e 5 de setembro de 2025 em veículos de comunicação de Minas Gerais ou de alcance nacional, em língua portuguesa.
A categoria Jornalismo Universitário é voltada para estudantes de graduação devidamente matriculados em instituições de ensino superior. As produções devem ter sido veiculadas em mídias-laboratório das faculdades ou universidades, não sendo aceitas publicações em blogs pessoais, perfis de redes sociais ou canais não vinculados à instituição.
Reconhecimento à excelência jornalística
“Estamos muito felizes em lançar o Prêmio Copasa de Jornalismo, uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar o trabalho de excelência dos profissionais que cobrem temas relacionados ao saneamento. O jornalismo de qualidade é fundamental para informar a sociedade sobre os benefícios e desafios desse setor, que impacta diretamente na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, destaca Cleyson Jacomini de Sousa, diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa.
O diretor também reforça a importância da valorização dos novos talentos:
“A categoria voltada aos universitários visa reconhecer jovens jornalistas em formação, dando visibilidade ao trabalho dos estudantes e incentivando o desenvolvimento das suas habilidades profissionais.”
Avaliação e premiação
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora com base em cinco critérios:
Adequação ao tema e relevância
Técnica de apuração e reportagem
Criatividade e inovação na linguagem
Ineditismo da abordagem
Nível de dificuldade de execução
Leia mais:
Belo Horizonte é pioneira com o Projeto Moradia Cidadã!
Fonte: Balcão News