Governo anuncia construção de novo terminal de ônibus em Santa Luzia
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, anunciou na noite de quinta-feira, a construção de um novo terminal de ônibus em Santa Luzia, destinado à integração com a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O projeto é fruto de um convênio entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Com um investimento total de cerca de R$ 24 milhões, dos quais R$ 18,2 milhões serão provenientes do Estado, o Terminal Santa Luzia será construído em uma área de 17 mil metros quadrados na Avenida Raul Teixeira da Costa. A estrutura beneficiará aproximadamente 20 mil pessoas, agilizando o deslocamento na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Impacto na Mobilidade
Durante uma coletiva de imprensa realizada no local da futura construção, o vice-governador destacou a importância da obra para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos mineiros. O novo terminal visa reduzir o tempo de deslocamento dos usuários, especialmente aqueles que utilizam Santa Luzia como ponto de acesso a Belo Horizonte, e promover o desenvolvimento econômico das cidades do Vetor Norte.
Estima-se que até 20 mil passageiros serão beneficiados pelo terminal, com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas por hora durante os períodos de maior demanda.
Estudos indicam melhorias significativas na mobilidade, com redução do tempo de viagem, alívio no trânsito do Vetor Norte e facilitação do atendimento a cidades vizinhas, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.
O Terminal Santa Luzia operará como um sistema tronco-alimentador, com plataformas troncais elevadas compatíveis com o sistema Move das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos. A integração das linhas no terminal pode resultar em uma economia estimada de 35% na produção quilométrica diária e uma redução de aproximadamente 27% na frota necessária para o transporte dos usuários.
Além disso, o terminal deve contribuir para a diminuição do tempo de viagem na MG-020 e a redução das emissões de CO2, com uma expectativa de queda de 1,1 tonelada por km/hora de pico e 13,2 toneladas por km/dia. A licitação e execução das obras ficarão sob responsabilidade do município, com previsão de conclusão em cerca de dois anos.
O terminal incluirá, além das plataformas, salas de administração, sanitários, estacionamento para veículos leves, motos e bicicletário. O projeto também contempla serviços preliminares e de instalação da obra, fundações e estruturas de concreto, arquitetura, instalações hidráulico-sanitárias, elétricas e de automação, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de combate a incêndios, telecomunicações, internet, dados de voz e câmeras de monitoramento, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização, urbanização e paisagismo.
O Terminal São Benedito, atualmente o único em funcionamento no município, continuará operando. A Seinfra realizará um estudo para redistribuição das linhas alimentadoras e troncais entre os dois terminais, visando otimizar o atendimento aos usuários.
Essa iniciativa reflete um esforço significativo do governo estadual para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e a eficiência no transporte público.