Itajubá ganha unidade de alta tecnologia industrial de cabos de energia

Itajubá ganha unidade de alta tecnologia industrial de cabos de energia

A Cabelauto Condutores Elétricos inaugurou, ontem, sua nova linha de produção de cabos de energia, um investimento de mais de R$ 30 milhões, em recursos privados investidos no estado.

O projeto representa um investimento de mais de R$ 30 milhões em recursos privados no estado e marca um novo ciclo de crescimento da empresa.

Com a ampliação, a Cabelauto — que também atua na fabricação de cabos automotivos — aplicou sua capacidade de produção de cabos de potência para tensão média, de até 35 kV, ampliando o atendimento a setores estratégicos, como energia elétrica, energias renováveis.

O projeto envolveu a construção de novos prédios e a modernização do laboratório de testes elétricos de Alta Tensão, que agora se destaca como o mais moderno do país. A expansão também incluiu a aquisição de equipamentos de última geração, com foco na melhoria do isolamento dos cabos, aumentando a segurança e a eficiência.

O empreendimento contou com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, que atuaram em articulações para garantir, junto com a Cemig, o reforço no fornecimento de energia no local.

“Apesar de todos os registros alcançados nos últimos seis anos, percebemos que Minas segue em evidência na atração de investimentos. Isso é resultado das melhorias no ambiente de negócios do estado. Além disso, o crescimento de empresas que fornecem insumos essenciais para a indústria mineira contribui para uma economia cada vez mais dinâmica e sustentável”, afirma a secretária do Estado de Desenvolvimento de Minas, Mila Corrêa da Costa.

A Cabelauto, que já emprega 300 colaboradores diretos, opera em uma área de 142 mil metros quadrados, dos quais 30 mil m² são de área construída.

“Nós, do Governo de Minas, temos orgulho em apoiar empresas como a Cabelauto, que fortalecem a economia local e geram mais empregos e renda para a população. Nosso trabalho é estreitar parcerias com o setor privado e apoiar iniciativas inovadoras ao crescimento sustentável de Minas”, destaca Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas.

A nova linha de produção faz parte do plano de expansão da empresa, voltado principalmente para atender o mercado nacional.

“A Cabelauto viu oportunidade no segmento de renováveis, concessionárias e mineração, decidindo em seu planejamento estratégico do triênio 2023-2025 ampliar sua capacidade para cabos de média tensão. Desta forma, nos consolidamos como um dos principais players no mercado de cabos, reafirmando nosso compromisso com a excelência e qualidade de nossos produtos”, garante o diretor-geral da empresa, Cor Jésus de Miranda.

Leia mais:

Congresso aprova Orçamento 2025

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?