+
Balcão News

Casa do Carnaval oferece oficinas gratuitas de bateria em BH

Programação reúne mestres das escolas de samba durante novembro A Casa do Carnaval, no Centro de Belo Horizonte,…

Casa do Carnaval oferece oficinas gratuitas de bateria em BH

Programação reúne mestres das escolas de samba durante novembro

A Casa do Carnaval, no Centro de Belo Horizonte, recebe seis oficinas gratuitas de percussão durante novembro, conduzidas por mestres das baterias das escolas de samba da capital. A programação integra um projeto de preservação da memória do samba mineiro e transmissão de conhecimentos tradicionais às novas gerações de ritmistas.

As atividades começam amanhã, sexta-feira (6/11), com um encontro coletivo entre os mestres, e seguem até o dia 27. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no link da bio do Instagram @cidadaniacasulo ou presencialmente no início das atividades.

a Casa do Carnaval está localizada no terceiro andar do Shopping Uai, na Rua Saturnino de Brito, 17, no Centro, em frente à Rodoviária de Belo Horizonte.

Mestres do samba conduzem oficinas

Na Casa do Carnaval, as oficinas serão ministradas por seis mestres: Tchaca Malagueta, no dia 9; Xocolate, no dia 16; João Batera, no dia 18; Rafa, no dia 23; e Banzé, no dia 27. A programação começa com o encontro coletivo de todos os mestres, em 6 de novembro.

O projeto também prevê atividades em outros espaços culturais e quadras de escolas de samba da capital. Participam da programação os mestres Juninho, Wesley, Deley, Linguinha e Tico.

Idealizadora da Casa do Carnaval, Polly Paixão destaca a importância do espaço para a preservação das tradições carnavalescas de Belo Horizonte.

“A Casa do Carnaval nasceu para ser um ponto de encontro da cultura popular da cidade. Receber os mestres de bateria e a nova geração de ritmistas é colocar a casa a serviço daquilo que ela sempre propôs: manter viva a memória e a tradição do nosso carnaval. Cada oficina realizada aqui é um passo para garantir que esses saberes atravessem gerações”, afirma.

Formação e preservação da memória do samba

As oficinas combinam conteúdos teóricos e práticos sobre percussão, história e memória do samba de Belo Horizonte. A programação inclui referências a sambas-enredo e compositores históricos da cidade, com o objetivo de aproximar diferentes gerações e preservar os conhecimentos tradicionais das escolas de samba.

Podem participar ritmistas de escolas de samba e blocos carnavalescos de Belo Horizonte e de outros municípios. É necessário ter experiência prévia em percussão, instrumento próprio e disponibilidade para acompanhar as atividades.

Os instrumentos contemplados são surdo de primeira, segunda e terceira, caixa, repinique, tamborim e chocalho. Pessoas que tocam outros instrumentos também podem participar.

Ao todo, o projeto prevê 13 oficinas gratuitas, um encontro coletivo com os mestres, até 1.500 vagas, a produção de um minidocumentário de até 13 minutos e um aulão de encerramento com os participantes. As atividades começaram em outubro de 2026 e seguem até o início de janeiro de 2027.

A iniciativa é realizada pela Associação Cultural Casulo Cidadania e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Coletivo de Sambistas Mestre Conga. O projeto é viabilizado por meio de termo de colaboração firmado entre a União e a associação cultural.

A Casa do Carnaval recebe patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Programação de novembro

Todas as oficinas começam às 19h.

  • 6 de novembro (sexta-feira): encontro com todos os mestres – Casa do Carnaval.
  • 8 de novembro (domingo): Mestre Juninho – Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, Rua Soldado Manoel Ferreira, 146, bairro São João Batista.
  • 9 de novembro (segunda-feira): Mestre Tchaca – Casa do Carnaval.
  • 11 de novembro (quarta-feira): Mestre Wesley – quadra da Escola de Samba Verde Rosa, Rua Nícias Continentino, 983, Nova Gameleira.
  • 15 de novembro (domingo): Mestre Deley – Centro Cultural Nosso Grito, Rua Roseiral, 13, Bom Jesus.
  • 16 de novembro (segunda-feira): Mestre Xocolate – Casa do Carnaval.
  • 17 de novembro (terça-feira): Mestre Tico – local e endereço precisam ser confirmados pela organização.
  • 18 de novembro (quarta-feira): Mestre João Batera – Casa do Carnaval.
  • 23 de novembro (segunda-feira): Mestre Rafa – Casa do Carnaval.
  • 24 de novembro (terça-feira): oficina infantil com Mestre Linguinha – Centro Cultural São Bernardo, Rua Édna Quintel, 320.
  • 27 de novembro (sexta-feira): Mestre Banzé – Casa do Carnaval.

Inscrições: gratuitas, pelo formulário no link da bio do Instagram @cidadaniacasulo.

Requisitos: experiência prévia em percussão, instrumento próprio e disponibilidade para participar das oficinas.

Leia também:

BH cria programa para renegociação de dívidas com descontos de até 65%

Comentar matéria

Balcão News

Últimas matérias

Greve atinge unidades de saúde de IpatingaGreve atinge unidades de saúde de IpatingaConstrução civil gera 1.680 empregos em Minas Gerais em setembroConstrução civil gera 1.680 empregos em Minas Gerais em setembroConecta com Minas reúne lideranças e debate o futuro do mercado da Comunicação em Belo HorizonteConecta com Minas reúne lideranças e debate o futuro do mercado da Comunicação em Belo HorizonteCDL/BH cobra redução da SelicCDL/BH cobra redução da SelicDeputada Leninha recebe juíza do Tribunal Constitucional de Angola na ALMGDeputada Leninha recebe juíza do Tribunal Constitucional de Angola na ALMG19 Conferência Mineira da Advocacia reúne 280 palestrantes para debater tecnologia, democracia e futuro da profissão19 Conferência Mineira da Advocacia reúne 280 palestrantes para debater tecnologia, democracia e futuro da profissãoCâmara de BH encaminha ao TCE primeiro Plano Anual de Auditoria InternaCâmara de BH encaminha ao TCE primeiro Plano Anual de Auditoria InternaÁrea plantada com frutas cresce 29% em Minas Gerais em dez anosÁrea plantada com frutas cresce 29% em Minas Gerais em dez anosFeirão Serasa oferece descontos de até 99% para renegociação de dívidasFeirão Serasa oferece descontos de até 99% para renegociação de dívidasInteligência artificial transforma formação de jovensInteligência artificial transforma formação de jovens