
PBH e Sebrae Minas oferecem capacitação para agricultores urbanos
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Sebrae Minas lançaram um projeto de capacitação gratuita para agricultores familiares urbanos da capital.
A iniciativa beneficiará 80 agricultores atendidos pela política municipal de apoio à agricultura urbana.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 57 Unidades Produtivas de Agricultura Urbana, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Esses espaços garantem a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos, promovendo segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável.
A comercialização ocorre por meio de feiras e editais de ocupação.
O programa oferecerá mais de 700 horas de capacitação entre março de 2025 e setembro de 2026, abordando temas como governança, modelo de negócios, gestão financeira, vendas, marketing, logística e negociações.
O objetivo é fortalecer a organização dos negócios e ampliar o alcance do mercado dos agricultores,
“A iniciativa reafirma nosso compromisso com a agricultura urbana e a agroecologia. São mais de 122 mil m² cultivados, garantindo segurança alimentar e desenvolvimento sustentável. Essa parceria com o Sebrae fortalece a economia local e a geração de renda. O projeto reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a política municipal de Agricultura Urbana e a agroecologia. São mais de 122 mil m² de área cultivada por essas unidades, que não apenas garantem a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos, mas também promovem a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável em nossas comunidades”, destaca Darklane Rodrigues, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, ressalta a importância da capacitação: “Além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas, queremos qualificar os agricultores urbanos, ampliar mercados e aumentar a geração de renda.”
Leia mais:
Emendas parlamentares terão novas regras
Fonte: Balcão News