Brumadinho recebe exposição de arte negra e índigena

Brumadinho recebe exposição de arte negra e índigena

Ouvir matéria

A cidade de Brumadinho recebe, entre, hoje,  5 e 15 de junho, a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”, uma iniciativa do projeto Memorial Vale Itinerante, que leva arte, cultura e educação a diferentes regiões de Minas Gerais.

A mostra será montada em uma carreta de 15 metros adaptada, estacionada na Praça Orides Prado Parreiras, e reunirá obras de artistas indígenas e negros de diversas regiões do estado.

A abertura oficial acontece, hoje, com a apresentação musical “Mineiridades”, do programa Vale Música Brumadinho.

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

“Oriará” é uma palavra de origem afro-indígena que carrega os significados de cabeça, dia e vida. Inspirada nessa força simbólica, a mostra propõe reflexões sobre temas como ancestralidade, território, bem viver e oralidade, por meio de três eixos curatoriais: Cotidianos, (Re)Existências e Futuros.

A exposição conta com obras de artistas como Edgar Kanaykõ Xakriabá, Tikmũ’ũn (povo Maxakali), Froiid, Marcel Dyogo, Dayane Tropicaos e Jorge dos Anjos, além de uma instalação interativa chamada Varal dos Saberes, que convida o público à participação e ao diálogo.

Cada obra apresenta uma linguagem distinta – de fotografias a instalações, passando por jogos, vídeos e pinturas –, mas todas conectadas pelo compromisso com a valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras em Minas Gerais.

Um museu em movimento

Enquanto sua sede em Belo Horizonte passa por obras de renovação, o Memorial Minas Gerais Vale leva ao interior de Minas exposições e atividades educativas através do Memorial Vale Itinerante.

Em Brumadinho, além da exposição, o público poderá participar de ações culturais e pedagógicas voltadas para a valorização do conhecimento ancestral e da arte contemporânea.

A exposição já percorreu cidades como Belo Horizonte, Congonhas, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Jaíba e Barão de Cocais, e seguirá para Nova Lima e Belo Vale nas próximas etapas.

SERVIÇO

Exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”
Praça Orides Prado Parreiras – Brumadinho/MG
De 5 a 15 de junho
Terça a sexta: 8h às 16h | Sábados e domingos: 10h às 18h
Abertura: 5 de junho, às 9h, com apresentação do Vale Música Brumadinho
Entrada gratuita

Mais informações: www.memorialvale.com.br | @memorialvale

Leia mais:

Nota de Posicionamento Fiemg– Aumento de Tarifas sobre o Aço

Fonte: Balcão News

Add comment