
Conta de luz terá bandeira vermelha em outubro
Aneel anuncia nova tarifa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada em outubro. Isso significa que as contas de energia terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A decisão representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, mais cara.
Motivos para a mudança
Segundo a Aneel, o baixo volume de chuvas reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas, exigindo o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
“Diante desse cenário, há necessidade do acionamento das termelétricas, o que justifica a aplicação da bandeira vermelha patamar 1 em outubro”, destacou a agência reguladora.
A Aneel, segundo a Agência Brasil também lembrou que a geração solar é intermitente, não fornecendo energia de forma contínua ao sistema. Por isso, as termelétricas precisam ser acionadas, especialmente no horário de ponta, quando a demanda é maior.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi implantado pela Aneel para refletir os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

-
Bandeira verde: não há cobrança adicional.
-
Bandeira amarela: há acréscimo por cada 100 kWh consumidos.
-
Bandeira vermelha (patamar 1 e 2): tarifas mais altas devido ao uso intensivo de termelétricas.
As bandeiras são aplicadas em contas de luz de residências, comércios e indústrias, funcionando como um sinal de alerta para os consumidores.
Leia também:
Concerto de Gala encerra série da Orquestra Sesiminas em BH
Fonte: Balcão News