De maio para junho, a produção industrial brasileira cresceu 4,1%
2
A produção industrial brasileira avançou 4,1%, a passagem de maio para junho.
Com esse resultado foi interrompido dois meses consecutivos de taxas negativas e superando as expectativas do mercado, que previam um aumento de 2,7%.
Os dados foram divulgados ontem, sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
Entre as 25 atividades analisadas, 16 apresentaram crescimento. Os segmentos de transformação e extrativo foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo, com altas de 4,5% e 2,5%, respectivamente.
Este resultado marca o crescimento mais intenso da indústria brasileira desde julho de 2020, quando houve um aumento de 9,1%. No acumulado do ano, a indústria registra uma alta de 2,6%.
Indústria mineira
Minas Gerais desempenha um papel significativo na produção industrial do país, especialmente no segmento extrativo, onde o Estado contribui com 13% da produção nacional.
O bom desempenho nacional pode ter sido influenciado pelo avanço na extração de minério de ferro em Minas Gerais, conforme relatado pelos grandes players do setor.
No primeiro semestre, o segmento extrativo mineiro foi responsável por 25% dos empregos gerados pela indústria extrativa brasileira.
Leia mais:
Fonte: Balcão News