Casa Blog News Desoneração da folha tem que ter solução até 11 de setembro, diz Fachin
Desoneração da folha tem que ter solução até 11 de setembro, diz Fachin

Desoneração da folha tem que ter solução até 11 de setembro, diz Fachin

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu até 11 de setembro o prazo para que os Poderes Legislativo e Executivo encontrem uma solução consensual sobre a desoneração da folha de pagamentos.

Esta decisão, atende ao pedido da Advocacia-Geral do Senado (Advosf) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

A negociação entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto foi inicialmente proposta em maio pelo ministro do STF Cristiano Zanin, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, ajuizada pelo Poder Executivo. A AGU solicita a suspensão da Lei 14.784, de 2023, que estende a desoneração da folha até 2027.

O prazo original para a apresentação de uma solução consensual terminaria na última sexta-feira.

Entretanto, segundo a Agência Senado, em uma manifestação conjunta, a Advosf e a AGU pediram a prorrogação das negociações até 30 de agosto.

Edson Fachin, no exercício da presidência do STF, decidiu conceder um prazo maior, até 11 de setembro, destacando que decisões construídas coletivamente tendem a ser mais respeitadas e que há um esforço efetivo dos Poderes Executivo e Legislativo, assim como de diversos grupos da sociedade civil, para resolver a questão.

Uma das alternativas sendo negociadas é o Projeto de Lei (PL) 1.847/2024, proposto pelo senador licenciado Efraim Filho (PB). Este projeto prevê a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia, mantendo a desoneração integral em 2024 e retomando a tributação de forma gradual entre 2025 e 2027.

O relator da matéria é o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA)

Fonte: Balcão News

Sign up to receive the latest
updates and news

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?