Dia dos pais deve injetar R$ 1,7 bi na economia da capital

Dia dos pais deve injetar R$ 1,7 bi na economia da capital

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A pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revela que os comerciantes da capital mineira estão otimistas para as vendas do Dia dos Pais, celebrado no dia 11 de agosto.

Eles esperam que os consumidores comprem, em média, dois presentes, com um investimento de aproximadamente R$ 190,91 por item.

Para atingir essa expectativa, as estratégias principais serão liquidações e flexibilidade de pagamento.

Expectativas de vendas e investimento

  • As vendas de agosto, impulsionadas pelo Dia dos Pais, devem injetar R$ 1,77 bilhão na economia de Belo Horizonte, um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2023.
  • O valor médio por presente é estimado em R$ 190,91, um aumento de 8,83% em comparação ao ano passado.
  • 54,3% dos lojistas acreditam que os filhos comprarão dois presentes; 43,1% esperam a compra de um item e 2,6% acham que os clientes adquirirão três presentes.

Formas de pagamento

  • Parcelamento no cartão de crédito (60,9%), em média em três parcelas.
  • Pagamento à vista no crédito (24,5%).
  • Débito (7,3%) e PIX (6,6%).

Produtos mais vendidos

  • Roupas (41,2%).
  • Utensílios domésticos (13,3%).
  • Calçados (12,7%).
  • Acessórios (9,7%).
  • Artigos de decoração (4,8%).

Estoque preços

  • 59,6% dos lojistas manterão o mesmo volume de estoque de 2023.
  • 26,5% aumentarão o estoque e 12,6% reduzirão.
  • 55% dos lojistas apontam o aumento excessivo dos preços como motivo para a redução do estoque.
  • 39,1% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado.

Estratégias de vendas

  • Liquidação (61,6% em 2024 contra 47,5% em 2023).
  • Flexibilidade de pagamento (20,5% em 2024 contra 16,6% em 2023).
  • 100% dos entrevistados vão investir em alguma ação publicitária.
  • Outras estratégias incluem decoração de loja e vitrine (84,8%), mix de produtos (72,8%), divulgação dos produtos (58,9%).

Canais de divulgação

  • Vitrine (85,4%).
  • Boca a boca (78,8%).
  • Instagram (75,5%).
  • WhatsApp (63,6%).
  • Site próprio (20,5%).
  • Outros: carro de som (4,6%) e Facebook (2%).

Dados da pesquisa

  • Realizada entre 15 e 30 de julho de 2024 com 151 comerciantes.
  • Setores envolvidos: vestuário (41,1%), papelarias e livrarias (13,2%), calçados (11,9%), joias e bijuterias (7,3%), presentes (4,6%), cosméticos e perfumaria (3,3%), utilidades domésticas (2,6%), utilidades gerais (2%).
  • Margem de confiança: 85%, erro amostral: 8%.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, ressalta a importância das datas comemorativas para o comércio, destacando que as estratégias de liquidação e flexibilidade de pagamento são fundamentais para atrair clientes e potencializar as vendas.

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Fonte: Balcão News

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