Flávio Roscoe fala sobre importância das hidrelétricas em congresso do MPMG – Balcao News – Notícias de BH

Flávio Roscoe fala sobre importância das hidrelétricas em congresso do MPMG – Balcao News – Notícias de BH

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, apresentou, ontem, durante o XV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, um estudo intitulado “Hidrelétricas para a Transição Energética”.

Nele destaca a relevância das hidrelétricas na matriz elétrica brasileira. Apesar de representarem aproximadamente 75% da potência instalada no país, apenas 30% do potencial hidrelétrico nacional foi explorado até o momento, evidenciando um grande potencial de expansão.

O estudo revela que as hidrelétricas não apenas fornecem energia limpa e renovável, mas também emitem significativamente menos gases de efeito estufa em comparação com as termelétricas.

Roscoe apontou que a substituição das termelétricas por hidrelétricas poderia reduzir os custos totais com energia em 19,3%, resultando em um aumento de 0,9% no PIB nacional, equivalente a R$ 305 bilhões.

Além disso, o estudo apresenta uma análise de clusters de municípios que possuem hidrelétricas, como Lavras e Perdões, mostrando que essas regiões experimentaram um desenvolvimento econômico e social superior à média.

A Hidrelétrica de Funil, que fica  entre Lavras e Perdões, no sul do estado foi citada como um exemplo de sucesso, destacando as melhorias no desenvolvimento humano e econômico na área.

Para acelerar a implementação de novas hidrelétricas, a FIEMG sugere a simplificação do processo de licenciamento ambiental, argumentando que procedimentos mais ágeis e menos burocráticos são essenciais para aproveitar o potencial hidrelétrico do país e ajudar o Brasil a cumprir suas metas climáticas.

O congresso também contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, que participou da solenidade de abertura, e de Luís Márcio Vianna, presidente do Sindiextra, que abordou a importância da sustentabilidade no setor mineral.

Vianna enfatizou a necessidade de garantir que a mineração seja sustentável, devolvendo os territórios às suas condições originais e promovendo o uso eficiente dos recursos naturais.

O evento destacou a importância de políticas públicas que incentivem a expansão do setor hidrelétrico e a responsabilidade social e ambiental das indústrias, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável e competitividade econômica do Brasil.

Fonte: Balcão News

Compartilhe: