Fuad Noman dá passo para obras do BRT Amazonas
O prefeito Fuad Noman assinou a ordem de serviço para os estudos e projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas.
O projeto representa um passo significativo na melhoria do transporte público em Belo Horizonte e sua região metropolitana.
O projeto abrange uma extensão total de 39,67 km de vias e visa beneficiar as regiões Central, Oeste e Barreiro, além dos municípios vizinhos.
Principais pontos do projeto:
- Abrangência:
- 39,67 km de vias urbanas serão estudadas e projetadas para a implementação do sistema BRT.
- Envolve a Avenida Amazonas como eixo estruturante principal.
- Cobertura das regiões Central, Oeste e Barreiro de Belo Horizonte e partes da Região Metropolitana.
- Características do sistema BRT:
- Operação em pista e faixa exclusivas à esquerda na Avenida Amazonas e Olegário Maciel.
- Operação em faixa à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.
- Estações de transferência semelhantes às dos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont.
- Nova estação de integração na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
- Objetivos e benefícios
- Prioridade no sistema viário para transporte coletivo: Assegurar que os ônibus tenham prioridade nas vias, melhorando a eficiência do sistema.
- Aumento da velocidade operacional dos ônibus: Redução do tempo de deslocamento.
- Diminuição do tempo de viagem dos passageiros: Tornar o transporte público mais rápido e eficiente.
- Melhoria da segurança nas travessias de pedestres: Criar um ambiente mais seguro para os usuários.
- Maior fluidez na circulação dos ônibus: Facilitar a movimentação dos veículos do transporte público.
- Racionalização da operação: Otimização da frota de ônibus para melhor eficiência operacional.
- Redução dos custos do transporte público: Tornar o sistema mais econômico.
- Facilitação da integração com outros modos de transporte: Promover uma rede de transporte mais conectada e acessível.
- Compartilhamento justo e racional dos espaços urbanos: Melhorar a utilização do espaço público para o benefício de todos.
Os estudos e projetos devem ser concluídos em 30 meses, prometendo uma significativa melhoria na mobilidade urbana e qualidade de vida para os moradores de Belo Horizonte e região.
Este avanço é um esforço importante para enfrentar os desafios do transporte público, promovendo um sistema mais eficiente, seguro e integrado para todos os usuários.