Governo assina contrato de concessão de uso da Serraria Souza Pinto
O Governo de Minas formalizou, na última semana, o contrato de concessão de uso da Serraria Souza Pinto com o consórcio Nova Serraria.
O vice-governador Professor Mateus assinou o novo contrato, que está em conformidade com as diretrizes do Estado. O consórcio será responsável pela operação do local pelos próximos 20 anos.
O contrato prevê a realização de espetáculos, shows e eventos em geral, além da exploração de atividades econômicas como bares, lanchonetes, restaurantes, lojas e camarotes. O objetivo é ampliar a vocação cultural e turística do local, revitalizando seu entorno no centro de Belo Horizonte.
O vice-governador Professor Mateus destacou a importância da concessão: “É uma satisfação enorme o Governo de Minas estar aqui, formalizando a concessão da Serraria Souza Pinto. Esse repasse vai fazer com que o espaço seja multiuso para a população e que efetivamente passe a permitir o recebimento de feiras, shows, festas e eventos culturais em geral”. Ele também mencionou a reabertura do estacionamento, fechado por um longo período, como parte do processo de requalificação do centro de Belo Horizonte.
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) continuará cuidando do fomento, produção e difusão das artes no contexto estadual e será responsável pela gestão e fiscalização do contrato de concessão. O projeto foi estruturado pela FCS com apoio das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Cultura e Turismo (Secult), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, enfatizaram a importância da parceria para a revitalização do espaço e para a atração de grandes eventos, inclusive internacionais. Sérgio Lopes Cabral, diretor-presidente da Codemge, destacou a geração de emprego e renda como um dos benefícios da concessão.
A concessão também trará novos recursos para a FCS, que receberá uma porcentagem da receita bruta anual auferida pela concessionária. O consórcio Nova Serraria fará um investimento mínimo de R$ 7 milhões em melhorias obrigatórias e ciclos de reinvestimentos e manutenção ao longo do contrato. Entre as melhorias prioritárias estão a revisão geral das instalações, adequações elétricas, drenagem, acessibilidade e restauração da fachada.
A Serraria Souza Pinto, construída em 1912, é um importante marco cultural e histórico de BH, com aproximadamente 4 mil metros quadrados de área construída, adequada para diversos tipos de eventos. A capacidade máxima do espaço é de 5 mil pessoas em pé ou 2,5 mil sentadas.
O consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee (Real Estate Venues & Entertainment Participações) e Integritate, venceu a licitação com uma proposta de outorga fixa de R$ 650 mil. Ao final do período contratual, o Estado retomará a gestão do ativo público, incorporando todas as benfeitorias realizadas. O CEO da Revee, Luís Fernando Davantel, elogiou a transparência e inteligência do processo de concessão conduzido pelo Governo de Minas.
A Revee, especializada em Real Estate, Gestão de Venues e Entretenimento, também gerencia o Complexo Arena da Fonte Luminosa em Araraquara, São Paulo. A Integritate, reconhecida por projetos como o Allianz Parque em São Paulo, atua na gestão de espaços de entretenimento.
Fonte: Balcão News